24ª Grito dos(as) Excluídos(as) 7 de Setembro

Ocorrerá na cidade de Barreiras mais uma edição do grito dos excluídos. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito brota do chão e do povo, encontrando nas entidades organizadoras sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade. Por isso o Grito não tem um “dono”, não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral, do Partido; e não é caracterizado por discursos de lideranças ou para uso marqueteiro, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo e a diversidade é vivido na prática das lutas.
Desde 1995, o Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro, dia da comemoração da independência do Brasil. Nada melhor do que uma data como essa para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito.
Por isso o objetivo do Grito é de propor uma superação de um patriotismo passivo para uma cidadania ativa e de participação, fazendo parte da construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar. O Grito é um processo, que compreende um tempo de preparação e pré-mobilização, seguido de compromissos concretos que dão continuidade às atividades.
Nessa 24º edição o Grito trás como tema “Vida em primeiro Lugar”, e o lema “Desigualdade gera violência: BASTA DE PRIVILÉGIOS”.
Em Barreiras a programação acontecerá a partir das 07:00h da manhã, com uma concentração em frente ao palanque da prefeitura, na pista do meio. Ao termino do desfile vamos sair em caminhada até a praça das corujas, onde ocorrerá um momento cultural e será um ambiente em que as pessoas que por lá passarem possam também expor seus gritos. E um pedido da organização é que todas as pessoas que irão participar possam ir de camiseta branca, para que através das cores não possam descaracterizar o verdadeiro sentido do Grito dos Excluídos.

Contamos com a participação de todos! Até Mais!

Pascom – Diocese de Barreiras/ Informações Pastoral da Juventude