Campanha da Fraternidade 2019 é lançada em Luís Eduardo Magalhães

A Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada na noite desta segunda-feira (18) no salão de eventos do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O auditório ficou lotado e contou com a presença dos administradores paroquiais das cinco paróquias do Vicariato VI, autoridades políticas,  pastorais, estudantes e sociedade civil.

O Coordenador do Vicariato IV, Padre Onildo Novais Rodrigues fez a abertura e convidou a todos a rezar a oração da Campanha, que tem como tema este ano “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

Animados por músicos da Paróquia Santa Rita de Cássia o público pode acompanhar duas palestras enriquecedoras. A primeira com o Padre Alberto Dionísio da Paróquia São José, que fez a introdução ao assunto da noite explicando o surgimento da Campanha da Fraternidade em 1961 no Rio Grande do Norte e mostrando como a CF se inspirou no Concílio Vaticano II na década de 70 até assumir o formato atual. “A CF é colocada pra nós justamente na quaresma, porque para a igreja é esse o tempo de conversão e nesse tempo tem que ser feito como a mudança a partir do que o evangelho nos propõe.”

No segundo momento foi a vez do Professor Doutor em Ciência do Solo, Adilson Alves da Costa da Universidade Estadual da Bahia e membro dos círculos bíblicos do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O professor aprofundou o tema da campanha e explicou a todos os conceitos de política, políticas públicas de estado e de governo, dando exemplos claros sobre de que forma cristãos e não cristãos podem caminhar juntos e transformar a sociedade com ações efetivas. “As políticas públicas não são feitas apenas por governantes, mas também pelo povo e pelas instituições da sociedade civil organizada, precisam ser presentes no dia a dia e assim conseguir mudar realidades e tornar a sociedade um lugar mais igual e justo.”

Para finalizar o encontro o secretário de segurança, ordem pública e trânsito, Daniel Álvares falou sobre as políticas públicas já implementadas pelo governo municipal e o Padre Jaivalton Souza convidou a todos para a festa de Santa Rita de Cássia, no mês de maio.

Estiveram presentes ainda o Padre Verneson Souza da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Padre José Grigório da Silva da Paróquia São Francisco.

Pastoral da Comunicação – Paróquia N. Sra. Aparecida
📲@aparecidalem