Centenas de fieis se emocionam no Lançamento da Exposição Diocesana de Leigos e Leigas de Barreiras

Uma noite linda, cheia de graça e emoção. Assim foi celebrada na noite da última sexta-feira (17) a Santa Missa em homenagem a Dom Ricardo Weberberger , primeiro bispo diocesano de Barrerias e aberta oficialmente a Exposição Diocesana de Leigos e Leigas da Diocese de Barreiras. Presidida por Dom Josafá Menezes, bispo de Barreiras, a santa missa  foi realizada na Igreja São Bento, que ficou lotada.

“Eu fiquei emocionada de ver o oratório, foi uma coisa que me lembrei da infância. Tudo foi muito bem preparado, e o que mais me chamou atenção foi a cultura para poder mostrar um pouquinho da nossa história de Barreiras, que também faz parte da nossa igreja” falou emocionada Lucilene Pereira.

A Exposição Diocesana dos Leigos e Leigas está no Memorial Dom Ricardo Weberberger, bairro vila Dulce e pode ser visitada no horário comercial, das 08h às 12h e das 14h às 18h. São mais de 500 itens que representam a cultura e tradição dos leigos no oeste da Bahia, tais como indumentárias do Divino Espirito Santo, Congado, Mastro e bandeiras dos Santos Padroeiros do oeste e muito mais. “A exposição está muito bonita, bem organizada. Aqui eu vi roupas e objetos que já acompanhei na Festa do Divino, Romaria do Cantinho” disse a leiga Maria Lucia.

De acordo com o Pe. Daniel Luiz Pereira dos Santos, a representação das comunidades da Diocese de Barreiras estão ali expostas. “Visitando aqui a Exposição Diocesana dos Leigos, aqui na nossa Diocese, a gente consegue visualizar as realidades em que os nossos leigos estão inseridos, o povo de Deus nas suas diversas atividades anunciando o evangelho”.  “Esses objetos estão muito ligadas a vida do povo. Olhando para as vestes, para os objetos que aqui estão, nós conseguimos ver a realidade viva de um povo, então o povo é isso aqui. Todos se manifestam a sua fé na cultura, por isso que muitos que chegam aqui se emocionam, porque nasceram vivendo essas realidades, a cultura dialogada com o religioso”, conclui.