Devotos celebram a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em Bom Jesus da Lapa

Os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes  celebraram neste domingo(13), na Igreja Senhor Bom Jesus dos Navegantes, no bairro Nova Brasília,  vinculada a Paróquia Nossa Senhora das Granças,  em Bom Jesus da Lapa, a festa do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.

Parte do calendário cultural e dos eventos religiosos e turísticos  tradicionais de Bom Jesus da Lapa, com 54 anos de tradição, as comemorações teve início com uma alvorada festiva e café da manhã. Já no período da tarde foi realizada uma grande procissão, onde a imagem   do Senhor Bom Jesus  dos Navegantes saiu da Barrinha , subiu  um trecho do rio São Francisco acompanhado por diversas embarcações, e retornou para a praia da Coroa, onde uma multidão de fiéis aguardavam a chegada do andor, que seguiu em procissão por várias ruas da cidade, até a Igreja dedicada ao Santo  protetor dos ribeirinhos e remeiros.

“E maravilhoso. Meu Glorioso  Senhor Bom Jesus dos Navegantes! Muito agradecimento tenho a ti, nosso Santo protetor do nosso povo ribeirinho. Tenho muita alegria de está aqui hoje, e festeja esse momento de fé. O senhor Bom Jesus dos Navegantes já fez muitos milagres em minha vida e de minha família”, disse a romeira dona Ana Vieira, de 58 anos.

Para o Padre Nilson Claudino, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, quem faz a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes ser  cada ano mais bonita  e a  comunidade que organiza os festejos com alegria, dedicação e fé. “Não tem alegria maior para quem preside uma comunidade, do que ver o povo unido em um só proposito. Em em ver a comunidade com satisfação, realizando a festa do seu padroeiro”, e destacou: “o povo da comunidade é o dono da festa”.

“Graças a Deus, essa comunidade de Nova Brasília, buscou esse ano, em largos passos realizar essa festa. De criança, adolescentes, adultos, e também os idosos, todos se comprometeram a realizar a festa do Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro dessa comunidade de Nova Brasília”, finalizou agradecendo.

Apesar de não haver uma data precisa sobre a origem da festa, acredita-se que ela tenha iniciado ainda no século XVIII, momento em que o tráfico negreiro e o comércio marítimo eram bastante intensos. O culto ao Bom Jesus dos Navegantes surge quando os marinheiros começaram a pedir proteção ao Bom Jesus contra as mazelas que os afligiam durante as longas viagens.

Fé e tradição podem definir as motivações dos devotos  em uma celebração que já dura 54 anos em Bom Jesus da Lapa.

PASCOM Diocese de Barreiras / Informações Pascom diocesedebomjesusdalapa