21 de Maio de 1979, dia em que foi criada a Diocese de Barreiras e nomeado o 1º Bispo, Dom Ricardo Weberberger

Hoje é um dia de muita alegria para Diocese de Barreiras. A 40 anos atrás, no dia 21 de Maio de 1979 o Papa São João Paulo II criou a Diocese de Barreiras e também nomeou o 1ª bispo de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger.

BULA DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE BARREIRAS
IN HAC SUPREMA” (AAS 71—1979)

“João Paulo II, Bispo, Servo dos Servos de Deus, para a memória da posteridade. Postos nesta suprema cátedra do Príncipe dos Apóstolos por insondáveis desígnios de Deus procuramos providenciar tudo o que se refere ao bem do rebanho do Senhor.

Por isso, consideramos que o nosso venerável irmão Orlando Octacílio Dotti, Bispo de Barra, depois de ter ouvido a Conferência dos Bispos do Brasil, solicitou a esta Sé Apostólica se constitua uma outra Diocese, desmembrada do território de sua Igreja, nós achamos que devemos atender à postulação deste pastor. De comum acordo com o nosso venerável irmão Carmine Rocco, Arcebispo titular de Justinianópolis em Galatia, Núncio Apostólico no Brasil e com os nossos veneráveis irmãos Cardeais da Congregação para os Bispos, determinamos o seguinte: separamos integralmente da Diocese de Barra, como está circunscrita na atual lei civil, os municípios que, em língua portuguesa se chamam: Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São
Desidério, Tabocas do Brejo Velho e destes formamos a nova Diocese, que se chama Barreiras, dentro dos limites aqui
indicados, que, como se disse, formam estes municípios, determinamos como sede desta nova Diocese a cidade, dedicada a Deus em louvor a São João Batista, que tem honra e o título de Igreja Catedral, com os direitos e privilégios daí decorrentes.

Ao Bispo conferimos os direitos e as obrigações que são próprios aos bispos residenciais. Além disso, determinamos que a Diocese de Barreiras seja sufragânea da Sé Metropolitana de São Salvador da Bahia e o Bispo também pertença à mesma Sé Metropolitana. No que concerne à construção do Seminário e à educação de seus alunos, cumpram-se as prescrições do Direito Canônico e os decretos do Concilio Vaticano Segundo – “Optatam Totius” – bem como as normas peculiares da Congregação para a Educação Católica.

No tempo oportuno, jovens escolhidos sejam mandados a Roma, para o Colégio Pio Brasileiro, para que se dediquem mais e mais profundamente aos estudos filosóficos e teológicos. No que tange ao governo da diocese fundada, à sua administração, à sua eleição de seu Vigário Capitular, aos direitos e deveres dos fiéis e outras providencias desta natureza, observe-se o que os sacros cânones prescreveram.

Para que a Igreja de Barreiras seja constituída, sejam considerados sacerdotes desta igreja os que têm ofício eclesiástico ou benefício neste território; outros clérigos e os seminaristas que têm residência legal. Os documentos, finalmente, e as atas que se referem à nova diocese sejam transferidas da Cúria de Barra para Barreiras, para que sejam guardados no arquivo. Dê, o venerável irmãos Carmine Rocco ou um sacerdote por ele delegado, provimento ao que prescrevemos.

Depois de ter resolvido o caso, sejam os documentos enviados para a Congregação dos Bispos, como de costume, como as assinaturas e sigilos. Queremos que esta carta, como as assinaturas e sigilos, seja confirmada agora e que permaneça válida para o futuro, derrogadas as disposições contrárias.

Dada Roma, junto a São Pedro, no dia 21 de maio do ano do Senhor de 1979 – primeiro Ano de nosso pontificado.

AUGUSTINUS Card. CASAROLI (Secretário de Estado) e SEBASTIANUS Card. BAGGIO (Congregação dos Bispos).

BULA PAPAL DA NOMEAÇÃO DE DOM RICARDO JOSEF WEBERBERGER, BISPO DE BARREIRAS

JOÃO PAULO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS, Envia ao seu filho querido, RICARDO JOSÉ WEBERBERGER, beneditino do Mosteiro de Kremsmuenster, congregação Austríaca da Imaculada Conceição, ao eleito bispo da igreja de Barreiras a sua saudação e a bênção apostólica.

Para que a igreja de Barreiras, que foi elevada à diocese no mesmo dia com a nossa bula “in hac suprema” não fique sem pastor, achamos por bem confiar-te, nosso querido filho, o seu pastoreio.

Pois sabemos que tu possuis os dons necessários de coração e do espírito para assumir uma tal tarefa difícil e executar esta tarefa com sucesso. Com o espelho dos nossos veneráveis irmãos cardeais da Sagrada Congregação dos Bispos e em virtude da nossa suprema autoridade te nomeamos e proclamamos através desta carta – munido com o nosso selo – como bispo da diocese de Barreiras te confiamos os respectivos direito e deveres.

Quanto à ordenação episcopal permitimos que a recebas onde quiseres (fora da cidade de Roma) solicitando-a a qualquer bispo católico segundo as normas litúrgicas vigentes e com a assistência de dois bispos consagrados. Antes, porém é o teu dever professar o símbolo da fé diante de um bispo – testemunhar e prestar o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores; estes documentos com assinaturas e selo, devem ser enviados à Sagrada Congregação dos Bispos conforme costume.  Solicitamos, além disso, que leias esta carta ao venerável povo da catedral da tua Diocese publicamente num dia qualquer de preceito. A estes queridos filhos exortamos que te acolham com um coração alegre e que de bom grado obedeçam às tuas prescrições.

Finalmente, querido filho, te exortamos com afeto paterno, que te dediques à oração e ao ministério da palavra e que guies os fiéis da Igreja de Barreiras, que confiamos à tua solicitude pastoral com previdência e os governes com sabedoria.

Dado em Roma junto ao túmulo de São Pedro em 21 de maio de 1979 no primeiro ano de nosso Pontificado.

Agostinho Casaroli, secretário do Estado.

Godofridos Mariano, protonótário apostólico.