Dia de Finados: paróquias celebram missa nos cemitérios

No ultimo sábado, dia 2 de novembro, dia de Finados, foi celebrado nos Cemitérios em Barreiras missas pelos fiéis defuntos. No cemitério Jardim da Saudade, Vila Nova, Pe Gleicimar Santos, pároco da Igreja Santa Luzia presidiu três missas, e o dia contou ainda com orações dos ofícios e terços em sufrágio as almas falecidas.

Em Riachinho, Pe. Rarison celebrou missa no Cemitério Bom Jesus e em seguida abençoou os túmulos e as pessoas. Em Barreirinhas, no cemitério São Sebastião, a Missa pelos fiéis defuntos foi presidida pelo Pe. Robinho e contou com a presença de muitos fiéis que foram rezar pelos seus entes queridos já partidos.

Em Luis Eduardo Magalhães a comunidade se reuniu no Cemitério Municipal para participarem da missa em lembrança aos Fiéis Defuntos. Em sua homilia o padre Verneson destacou que a morte faz parte do ciclo da nossa vida, e assim como citado no evangelho, Jesus é a ressurreição e a vida, quem Nele crê viverá eternamente. Por fim, o padre abençoou a água e pediu para que os familiares derramassem a mesma nós túmulos dos entes queridos.

A nova vida, recebida no Batismo, não está sujeita à corrupção nem ao poder da morte. Para quem vive em Cristo, a morte é a passagem da peregrinação terrena à pátria do Céu, onde o Pai acolhe a todos os filhos, “de toda nação, raça, povo e língua” (Apocalipse 7,9). É muito significativo e apropriado que, depois da festa de Todos os Santos, a Igreja nos faça celebrar a comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Segundo a liturgia da Igreja, para os que creem a vida não é tirada, mas transformada.