Paróquias da Diocese de Barreiras celebram a Festa do Divino Espírito Santo

Trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI, a Festa do Divino, uma das maiores expressões da devoção popular brasileira, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao Pentecostes do calendário oficial católico. O Pentecostes foi chamado pelo Papa João Paulo II de “a nova primavera do Espírito Santo”.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. Cada cidade que a realiza acrescenta sua cultura na comemoração. Alguns elementos marcantes dos festejos são:

Imperador ou Festeiro – pessoa escolhida para organizar, estruturar e divulgar a festa.

As alvoradas e passeatas – cortejos pela cidade e visitas às casas; fogos de artifício pela manhã.

Folia do Divino– grupo de devotos que, em cantoria, passam nas casas dos habitantes recolhendo oferendas e todo tipo de ajuda para a realização da Festa do Divino.

Levantamento de mastro – cerimônia em que um grupo de homens levanta um tronco de árvore, simbolizando a força masculina.

Confira como foi celebrado a Festa do Divino Espírito Santo nas paróquias da Diocese de Barreiras.

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA

Na Catedral o cortejo saiu pelas ruas do centro histórico da cidade e a missa foi celebrada pelo pároco da Catedral, Padre Pedro Felipe, ao final foi oferecido o almoço aos fiéis.

PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA – ANGICAL

Em Angical o cortejo saiu pelas ruas da cidade e a missa foi celebrada por Dom Josafá Menezes da Silva, e concelebrada pelo Pe. José Valente e pelos Diáconos Sansão e João Batista, ao final foi oferecido o almoço aos fiéis.

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – SANTA RITA

Em Santa Rita de Cássia o cortejo saiu da casa do encarregado da festa, passando pelas ruas da cidade. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Silvano Moura, administrador paroquial da Paroquia de Santa Rita de Cássia  e concelebrada pelo Pe. Jaivalton Moreira. Ao final foi oferecido o almoço aos fiéis.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ – VILA BRASIL

Na Paróquia São José em Barreiras, o cortejo do Divino saiu da Igreja São Bento, passando pelas ruas do bairro. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Rárison Milhomens, administrador paroquial da Paroquia São José. Ao final foi oferecido o almoço aos fiéis.

PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA –
BREJOLÂNDIA

Em Brejolândia a comitiva saiu em frente da prefeitura. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Antônio, administrador paroquial da Paroquia de Senhora Sant’Ana em Brejolândia.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS  – FORMOSA DO RIO PRETO

Em Formosa do Rio Preto, o Cortejo do Divino saiu da casa da encarregada da festa em direção a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa pelo Pe. Joaquim, administrador paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Após a Santa Missa houve uma partilha.

PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA – RIACHÃO DAS NEVES

Na Paróquia Senhora Sant’Ana em Riachão das Neves, Pe. Domingos celebrou a Missa do Divino Espírito Santo na comunidade Barra do Riacho, Tapera, Taguá e na Matriz.