Dom Josafá abençoa as estações da Via Sacra no Cantinho do Senhor dos Aflitos

Foi realizado na noite desta segunda-feira (04/03) a benção das estações da Via Sacra do Cantinho do Senhor dos Aflitos. Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo Diocesano de Barreiras destacou que as estações e pedestais de 2001 passaram por um processo de restauração neste ano para a quaresma 2019.

Ainda segundo Dom Josafá, “Todas sextas-feiras da Quaresma teremos a reza da Via Sacra às 17h, seguida do Encontro da CF 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas”, conclui.

Histórico

O Bispo Diocesano Dom Ricardo Josef Weberberger, os Párocos da Catedral João João Batista e da Paróquia São Sebastião, responsáveis pelo atendimento do Cantinho, as autoridades municipais e regionais e os fiéis tomaram várias providências para melhorar a infraestrutura e a participação espiritual dos devotos.

Em 2001, para ampliar e demarcar a área mais sagrada na frente da igreja e protegê-la, foi erguida uma Via-Sacra de 15 estações, ou seja, 15 imagens de 27×32 cm em alto-relevo colocadas em colunas. As imagens mostram o caminho da paixão de Cristo, desde a condenação por Pilatos à morte na cruz, concluindo com a ressurreição de Jesus.

O artista austríaco, Friedrich Mayr pai do padre Cristiano Mayr, modelou cada imagem primeiramente numa massa parecida ao barro, depois fez um molde negativo de gesso, de onde se moldou a imagem positiva em alumínio (mais leve que bronze, para reportar o transporte de 11 mil km da Áustria para o Brasil).