Dom Josafá finaliza visita pastoral a Paróquia de Wanderley

Foram 5 dias de visitas pastorais, com uma programação intensa, na qual o Bispo de Barreiras, Dom Josafá visitou diversos lugares que compõe a paróquia de Wanderley, comunidades, casas, famílias, enfermos, escolas, postos de saúde, hospital, câmara de vereadores. Em todas as comunidades visitadas, o bispo se encontrava com o povo, recebia informações, ouvia perguntas e aconselhava. Cumprindo assim, a palavra de Jesus, “por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!”. Mt, 10,7-8

Como prescreve o Diretório para o ministério pastoral dos bispos Apostolorum Sucessores, nos parágrafos 220 a 224 descreve, em termos gerais, o que é a visita pastoral e como ela deve proceder nas Igrejas Particulares: “A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Trata-se, portanto, de assegurar e confirmar na fé o povo a ele confiado.

No primeiro dia de visita (15), Dom Josafá foi recebido pelo povo de Deus da Paróquia São João Batista, participou de uma seção solene na Câmara de vereadores, e em seguida foi servido um jantar no salão da paróquia. No dia 16,  Dom Josafá visitou a comunidade de Quixabeira, a escola e celebrou uma missa na comunidade de Goiabeira. No dia 17, no 3º dia de Visita Pastoral em Wanderley, Dom Josafá visitou o PSF e o Hospital. No dia 18 de julho, Dom Josafá visitou os povoados de Lagoa do Américo (Comunidade Nossa Senhora de Fátima), Curral Falso (Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida). Celebrou uma missa no povoado Poço Preto às 11h30 (Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição). Na parte da tarde, Dom Josafá visitou os povoados, Espírito Santo (Comunidade Divino Espirito Santo), Olhos D’água (Comunidade São José), onde visitou também uma escola. Às 16h no povoado Poço do Covi (Comunidade Imaculado Coração de Maria), celebrou uma missa com as comunidades: Lagoa da Onça (Comunidade Divino Pai Eterno) e Riacho Grande (Comunidade Nossa Senhora das Graças). E finalizou o dia com uma reunião com o Concelho Comunitário Paroquial, a noite. No 5º dia de Visita Pastoral, Dom Josafá visitou a escola Estadual Antônio Inácio, onde se reuniu e teve um bate papo com os estudantes. Visitou também as comunidades, do Cadete,Tamboril, Vereda, onde celebrou uma missa, Lagoa do Tio, Novo Calembe, Lagoa do Oscar, e a noite participou do Terço dos Homens na Matriz de Wanderley. Finalizando assim, os 5 dias de vistas pastorais a paróquia São João Batista em Wanderley.

Em todos esses dias de visita patoral, Dom Josafá teve a companhia do Pe. José Trindade, administrador da paróquia de São João Batisa em Wanderley, as irmãs beneditinas, irmã Sabina e irmã Elenita e o seminarista Jeferson.

Mais fotos no Facebook: Diocese de Barreiras