Dom Josafá fará Visita Pastoral a paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tabocas do Brejo Velho

Dando continuidade as visitas pastorais ao Vicariato II, a nossa Diocese de Barreiras vivenciará mais uma vez um período de visitas pastorais. Dom Josafá Menezes da Silva irá visitar a partir do dia 1º até o dia 5 de outubro a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tabocas do Brejo Velho.

Das cidades que compõe o Vicariato II, Dom Josafá já visitou Angical, Cristópolis, Baianópolis, Cotegipe, Wanderley, Brejolândia, fechando o ciclo das visitas pastorais ao Vicariato II com a visita a paróquia de Tabocas.

Estas visitas acontecem, ordinariamente, em todas as dioceses e são prescritas pelo Código de Direito Canônico, segundo o cânon. 396: “O Bispo está obrigado a visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a diocese por si ou, se estiver legitimamente impedido, pelo Bispo coadjutor, ou pelo auxiliar, ou pelo Vigário geral ou episcopal, ou por um outro presbítero”.

O que é a Visita Pastoral?

O Diretório para o ministério pastoral dos bispos Apostolorum Sucessores, nos parágrafos 220 a 224 descreve, em termos gerais, o que é a visita pastoral e como ela deve proceder nas Igrejas Particulares: “A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Trata-se, portanto, de uma ação pastoral do Bispo, concretizando seu ministério apostólico de ser fundamento da comunhão visível da Igreja Particular, assegurando e confirmando na fé o povo a ele confiado.

O Diretório apresenta ainda como deve ser realizada a visita pastoral: “Na visita às paróquias, o Bispo procurará realizar, de acordo com as possibilidades de tempo e de lugar, os seguintes atos: a) celebrar a Missa e pregar a Palavra de Deus; b) administrar solenemente o sacramento da Confirmação, se possível durante a Missa; c) encontrar-se com o pároco e os outros clérigos que colaboram na paróquia; d) reunir-se com o Conselho Pastoral ou, se este não existir, com os fiéis (clérigos, religiosos, membros das Sociedades de Vida Apostólica e leigos) que colaboram nos diversos apostolados, e com as associações de fiéis; e) encontrar-se com o Conselho para os assuntos econômicos; f) ter um encontro com as crianças, os adolescentes e os jovens que percorrem o itinerário catequético; g) visitar as escolas e as outras obras e instituições católicas dependentes da paróquia; h) visitar, dentro do possível, alguns doentes da paróquia”.

Fonte: Diretório Apostolorum Sucessores e o Código de Direito Canônico

Confira a programação:

Dia 30 de setembro, segunda: acolhida às 19:30 na Igreja Matriz

Dia 01 de outubro, terça. Visita às comunidades:

Manhã: As 08h Peri-Peri; Alegre 8:30h; Redenção  09h; Curvina  09:30h; Pau D`arco  10h; Campestre 10:30h com almoço.

Tarde: –  As 14h Poço Dantas; Fazenda 14:30h; Socorro 15h; Santa Luzia 15:30h; Curral Velho 16h; Caraíbas ll, Juazeiro e Vereda 16:30h; Guaíras 17h; Canto, Negra Mina 18h. Santa MISSA e jantar.

Dia 02 de outubro quarta:

Manhã: –  As 08h Poço Novo; Vazante l 08:30h; Carrapato 09; Tambiquara e Desterro 09:30h; Cercadinho 10h; Cantinho, Mateira e Cabeceirinha 10:30h; Atoleiro, Umbuzeiro, Cabeceira Grande e José Francisco 11h com almoço.

Tarde: – As 14h Gandáia; Vazante ll 15h; Brejinho 15:30h; Lameirão 16h. Santa MISSA na Matriz as 19:30h

Dia 03 de outubro quinta:

Manhã: – As 08h Olaria; Barro Alto 08:30h; Olho D`agua 09h; Cedro 09:30h; Capim 10:h; Bom Sucesso 10:30h; Bonito 11h com almoço.

Tarde: – Visita à secretaria paroquial, e a uma escola na sede.

Crisma: – As 18H Santa Missa com a Unção do Santo Crisma na Igreja Matriz.

Dia 04 de outubro sexta:

Manhã: – As 08h visita em Baixão da Mamona; as 09h visita a escola agrícola EFA e as 10h missa de São Francisco com almoço.

Tarde: – As 15h Missa de São Francisco na comunidade Vereda.

Noite: – As 19h encontro com os coordenadores de pastoral,  movimentos e conselho de pastoral no Centro Paroquial.

Dia 05 de outubro Sábado: 08h visita a rádio e retorno para Barreiras.