É hoje! Fiéis se reúnem para a Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos

A concentração será a partir das 23h em frente a Catedral São João Batista, no centro de Barreiras. Às 00h, os fiéis participam da 8ª Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos, saindo da Catedral São João Batista com destino ao povoado, que fica 18km do centro de Barreiras.

Confira o mapa do trajeto

PROGRAMAÇÃO

8ª ROMARIA AO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS

Sob a proteção do Senhor dos Aflitos, queremos ser Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em Saída”, a serviço do Reino

Sal da Terra e a Luz do Mundo (Mt 5,13-14)

02.07.2018

00h00 – INTRODUÇÃO E BÊNÇÃO DOS ROMEIROS – Igreja de São João Batista

Animador:
Sejam bem-vindos e bem-vindas à 8ª Romaria ao Cantinho do Senhor dos Aflitos. É com muita alegria que nesta madrugada mágica saímos da matriz de Barreiras para a Igreja de Cantinho, onde está a imagem milagrosa do Senhor dos Aflitos, o Bom Jesus do Cantinho, como chamavam os antigos.

Somos alguns milhares de devotos que vão agradecer as graças recebidas e como somos sempre pecadores e frágeis, depois de recebermos uma graça, necessitamos de novas.  Por isso, estamos aqui ainda para pedir.

João Batista foi o último dos profetas e teve a honra de indicar o Senhor presente no meio do povo. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” disse João para os seus discípulos. Aqueles agricultores, pescadores, funcionários públicos e de outras profissões da Galileia e da região foram atrás de Jesus.

A nós que viemos, muitos anos depois, nesta madrugada santa, a mesma indicação nos apresenta São João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Como no Brasil, celebramos o Ano Nacional dos Leigos, refletiremos sobre a vocação dos leigos na Igreja e na sociedade, homenageando os primeiros leigos e leigas que trouxeram a devoção, os que trabalharam nos últimos anos para o crescimento da devoção do Senhor dos Aflitos e os leigos e leigas, romeiros e devotos, que todos os anos agradecem e pedem bênçãos ao Senhor dos Aflitos.

Neste gesto sacrifical queremos experimentar a presença de Maria, Mãe de Jesus e dos Caminhantes e de todos os irmãos e irmãs que ajudam um ao outro quando o caminho se faz duro, o cansaço bate e o frio da madrugada se faz intenso tornando o gesto devocional mais apropriado para reconhecer os pecados e incentivar a conversão para o início de uma vida nova.

Nesta caminhada cantaremos várias vezes: “Senhor dos Aflitos é o Senhor de muita luz! Favoreça o povo todo, ó meu Senhor dos Aflitos!”

Durante o percurso, vários momentos de devoção (ladainhas, Rosário, Ofício, Via Sacra outras orações) e vamos ler trechos da Exortação Apostólica de São João Paulo II, os cristãos leigos.

Oração do Peregrino (Cf. Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos).

RECOMENDAÇÕES (Padre Verneson)

00h30 – Saída da Romaria em direção à Ponte Ciro Pedrosa

Na Ponte Ciro Pedrosa – uma palavra sobre a importância do Rio Grande para Barreiras e toda a região.

O RIO GRANDE nasce na Serra Geral de Goiás no município de São Desidério (BA) e atravessa a Bahia em direção nordeste até encontrar o Rio São Francisco na cidade de Barra. Com uma extensão de 580 km, é um importante afluente da margem esquerda do Velho Chico. O Rio Grande fecunda as plantações, embeleza Barreiras, abastece muitas populações ribeirinhas, oferece peixes aos pescadores, via de navegação para algumas populações, etc. Precisa ser cuidado.

ATRAVESSANDO A PONTE UMA PALAVRA SOBRE O PARQUE DE EXPOSIÇÕES ENGENHEIRO GERALDO ROCHA

Localizado em uma bela curva do rio Grande. É um lugar privilegiado, porque fica bem no meio da cidade, facilitando o afluxo da população.

O Parque de Exposições engenheiro Geraldo Rocha teve sua construção iniciada em setembro de 1975, inaugurado em julho de 1976, com a primeira Exposição-Feira Agropecuária de Barreiras. As feiras, eventos e exposições de Barreiras encontraram no Parque um espaço privilegiado.

A Igreja também fez vários eventos no Parque. A Visita da Imagem do Divino Pai Eterno.

00h45 – PERCURSO Barreirinhas até a Rua das Turbinas

Cantos e Orações

LIDOS TRECHOS DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA – sobre Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no mundo.

1h00 – HOSPITAL DO OESTE

Inaugurado no dia 26 de junho de 2006, 12 anos de serviço. É o único grande hospital para a população carente e atende as cidades da Região, do Sul do Piauí, Tocantins e até Goiás.

Administrado pela OSID – Obras Sociais Irmã Dulce desde 2006, o Hospital do Oeste, recorda a Ir. Dulce dos Pobres a quem saudamos neste momento e pedimos a intercessão.

285 leitos. Já atende muitas especialidades, mas hoje precisa de uma ampliação para as áreas Cardiologia e Oncologia.

Oração pelos Doentes, médicos, enfermeiros, técnicos, acompanhantes, parentes e amigos dos que estão hospitalizados.

Homenagem à Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

CHEGADA NA ROTATÓRIA DO ANEL VIÁRIO – Inaugurado no dia 10 de fevereiro de 2014, o Anel Viário faz circular as carretas, os caminhões, ônibus e outros veículos que antes circulavam pelo centro de Barreiras.  Com a construção do Anel Viário não temos mais de 3 mil caminhões que cruzavam diariamente nos dois sentidos, pelo centro da cidade, causando engarrafamentos, acidentes vários, inclusive fatais. Rezemos pelos que estão nas estradas.

1h30 – Percurso da Vila Amorim  (São Francisco – Padroeiro da Vila Amorim– Anel Viário), (Santo Antônio), Arboreto I e II (742 unidades para 3000 pessoas (Santo Expedido), Arboreto II (Santa Rita de Cássia), Residencial São Francisco (São Francisco de Assis), Programa Minha Casa Minha Vida, e inaugurado dia 7 de outubro de 2015, compondo 1.476 unidades para 6 mil famílias de baixa renda.

Estação de Tratamento de Esgoto e Centro Industrial de Barreiras.

Oração pelos viajantes, motoristas, transportadores, etc. Oração pelos motoristas, passageiros e viajantes.

No percurso, Mistérios do Terço e cânticos.

2h30 – Início da Estrada Vicinal para o Cantinho

Bendito ao Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 38).

2h45 – CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS

Inaugurado no dia 2 de junho de 2017, unidade moderna e equipada, com capacidade para 533 internos, com condições de cumprir a sua missão de ressocialização dos internos.

Para assistência aos presos, existe a Pastoral Carcerária

Oração pelos Detentos

3h00 – Percurso entre Conjunto Penal de Barreiras até Barroca

 Oração pelas populações da zona Rural – A Via Sacra

4h00 – Da entrada de Barroca até Sucuriú – Oração pelos produtores, criadores, trabalhadores e moradores do campo (Livro de Bênçãos). Oração do Terço.

4h30 – ACOLHIMENTO DA ROMARIA – ARCO NA ENTRADA DO POVOADO – PROCISSÃO COM A IMAGEM DO SENHOR DOS AFLITOS ATÉ A IGREJA DO CANTINHO

5h00 h – Encerramento da Romaria

Ladainha do Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 35)

5h15 – Celebração Eucarística

Oração dos romeiros: “Ó Deus todo-poderoso, que sempre concedeis vossa misericórdia a quem vos ama e que em nenhum lugar do mundo estais longe de quem vos procura, ficai ao lado destes vossos filhos, peregrinos (romeiros), e guiai-os no seu caminho, para que de dia a vossa sombra os envolva e de noite a luz da vossa graça os ilumine e eles possam, assim, chegar felizmente ao seu destino em vossa companhia. Por Cristo nosso Senhor. Amém”.

COORDENAÇÃO: Dom Josafá M. da Silva, Bispo Diocesano; Padre Verneson Francisco de Souza, Reitor do Santuário do Senhor dos Aflitos, Diácono Zezinho e os seminaristas Rafael, Gilton, Washington, Adailson e Leomário.

__________________________________________________________
Assista abaixo uma reportagem especial produzida pela TV Câmara de Barreiras que mostra a tradição de fé e devoção dos romeiros que participam dos festejos.  A produção é de 2017, e vale muito a pena conferir.

 

 

Voltar