Exposição que marca a trajetória dos Leigos e Leigas nos 40 anos da Diocese de Barreiras será aberta nesta sexta-feira, 17

Divino Espírito Santo, Romaria do Cantinho, Via Sacra, Reisado e outras tantas manifestações religiosas apoiadas pela Diocese de Barreiras, são traços culturais de uma comunidade. Tais manifestações associadas à fé e devoção narram a trajetória cultural dos Leigos e Leigas no município de Barreiras, no oeste da Bahia. E com essa premissa, será lançado nesta sexta-feira (17) no Memorial Dom Ricardo Weberberger a Exposição Diocesana de Leigos e Leigas, que vai apresentar aos visitantes, itens que marcam os 40 anos da Diocese de Barreiras através de objetos, roupas, alegorias, fotos e outras centenas de itens expostos no local.

De acordo com Dom Josafá Menezes, Bispo de Barreiras, a exposição está ligada a uma das prioridades da Igreja Particular. “Nós estamos celebrando o Ano Nacional dos Leigos e Leigas em todo Brasil, a partir das definições estabelecidas pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), que instituiu em 2018 o Ano Nacional dos Leigos. Com isso a Diocese de Barreiras está propondo uma formação especial voltada para o laicato e uma exposição aberta ao público”, destacou. Dom Josafá complementa, “Aproveito para fazer um convite, a partir de sábado (18) começa a formação de leigos e leigas, sujeitos eclesiais numa igreja em Saída, a serviço do Reino da diocese de Barreiras”, conclui.

Quanto à Exposição Diocesana de Leigos e Leigas ela está aberta a visitação a partir de sexta-feira (17) no Memorial do Ricardo. E nesta data, será celebrada uma missa em lembrança aos oito anos de falecimento de Dom Ricardo Weberberger, na Igreja São Bento a partir das 19h30. “Nós vamos abrir a exposição do Ano dos Leigos, onde prestamos uma homenagem aos cristãos leigos e leigas que colaboraram com a trajetória pastoral da Diocese de Barreiras, nesses seus 40 anos de existência; os leigos na igreja, vamos apresentar as tradições, os leigos nos seus movimentos eclesiais, nas suas pastorais, os leigos nos seus ministérios, famílias, profissões e cultura e vida todos os dias”, convida Dom Josafá.

Serviço:

O que? Missa de Abertura da Exposição Diocesana de Leigos e Leigas e 8º Aniversário de falecimento de Dom Ricardo Weberberger

Onde? Igreja de São Bento/Memorial Dom Ricardo

Rua Ipanema, nº 200, Bairro Vila Dulce – Barreiras – BA