Novidade! Confira o lançamento do livro “Novena dos padroeiros & Titulares” de 2019

Em homenagem aos 40 anos da Diocese de Barreiras e para melhor celebra-lo nas festas dos Padroeiros e Titulares, a Diocese de Barreiras publica o livro “Novenas dos Padroeiros e Titulares”. De acordo com Dom Josafá Menezes, Bispo de Barreiras, o livro é subsídio para as novenas e um suplemento histórico e litúrgico.“O livro contém o roteiro das nove noites, depois vários anexos: retiro espiritual para comunidade; visita missionária durante ou antes do Novenário; as datas e acontecimentos do Jubileu; Bula da Criação da Diocese de Barreiras e Hino da Diocese de Barreiras, Oração pelos 40 anos”, destaca.

Onde encontrar o livro

Secretaria paroquial ou na Cúria Diocesana que fica na Rua 26 de Maio, 427, Centro de Barreiras.

Fone: 77 3611-5926

Confira a apresentação do Livro “Novenas dos Padroeiros e Titulares”

Tema: Diocese de Barreiras uma Igreja em Estado permanente de Missão
Lema: 40 anos anunciando e testemunhando Jesus Cristo Redentor do Mundo

Estamos entregando ao povo de Deus desta querida Igreja Particular de Barreiras o livrinho com os temas e roteiros para as celebrações das novenas dos Padroeiros e Titulares deste ano de 2019, em que comemoramos um aniversário importante: 40 anos de instalação de nossa Diocese.

Como tem acontecido ao longo da trajetória de tantos anos, as novenas são uma ocasião propícia para oração do povo de Deus, mas também para o seu crescimento na compreensão de sua identidade e missão, muito mais quando celebramos uma data tão importante: 40 anos de Diocese.

O número quarenta na Bíblia, Antigo e Novo testamento tem um caráter simbólico significativo, representa momentos fundamentais da experiência de fé do povo de Deus e também cada um de seus membros.

Quarenta anos é uma sucessão enorme de dias e de intermináveis horas, minutos e segundos. Mas, indica, sobretudo, longa espera, dura provação, continua e duradora experiência da fidelidade de Deus e tempo de conversão, cujos frutos não podem mais esperar para amanhã.

Se nas novenas que preparam a criação da diocese de Barreiras em 1978, meditamos sobre a identidade de uma comunidade eclesial; depois de 40 anos, cabe-nos mergulhar profundamente nas águas de nossa responsabilidade missionária.

A nossa consciência diz-nos que somos o Povo da Aliança, chamado para anunciar o evangelho de Nosso Senhor Jesus, que é conversão e principio de vida nova para todos filhos e filhas de Deus no Oeste da Bahia. Desse compromisso não podemos fugir.

Para compreender mais profundamente a nossa missão, escolhemos as palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica – Alegria do Evangelho e também na Exortação alegrai-vos e Exultais sobre a chamada à santidade no mundo atual.

Além do roteiro das novenas, incluímos uma proposta de Retiro Espiritual da comunidade, uma sugestão de visita Missionária, porque somos uma Igreja em estado permanente de missão, as datas do jubileu, o hino da Diocese de Barrerias e explicação da Logomarca dos 40 anos.

Maria, Mãe do Evangelho Vivente, rogai por nós!

São João Batista e todos os nossos padroeros e titulares, nos protejam e intercedam por nós!

Amém!

Dom Josafá Menezes da Silva
Bispo Diocesano

_____________________________________________
ORAÇÃO PELOS 40 ANOS DA DIOCESE DE BARREIRAS

Deus, nosso Pai, nós vos agradecemos pelos quarenta anos da Diocese de Barreiras. Vossa mão protetora nos guiou, vossas promessas se cumpriram fielmente e se reverteram em abundantes bênçãos para as pessoas, terras, águas, plantas, animais, famílias e comunidades.

Convocados pela vossa Palavra, santificados pelos Sacramentos e impulsionados pelo Testemunho de caridade de tantas pessoas, formamos o Povo da Aliança para promover a vida abundante entre as alegrias e tristezas, esperanças e angústias desta imensa região do Oeste da Bahia.

Celebrando quarenta anos de missão, compreendemos ainda mais a Alegria do Evangelho e somos impulsionados para uma nova etapa evangelizadora, marcada pelo compromisso de levar Jesus de Nazaré aos lugares mais distantes e às pessoas mais necessitadas nas periferias do campo e da cidade.

Reacendei em nossos corações a chama da fé para que saibamos viver em comunidade, valorizar os dons, os serviços e os ministérios.

Vede Pastor Eterno, Redentor do Homem, grande é a vossa messe, mas os operários são poucos. Chamai jovens e os adultos para servir à igreja e ser sinal do vosso Reino, como padres, diáconos, religiosas, consagrados, leigas e leigos, discípulos missionários,dedicados ao vosso serviço no mundo.

Divino Espírito Santo, derramai os vossos tão diversos dons sobre as nossas comunidades e paróquias, pastorais, movimentos e serviços, mantendo-nos unidos. Chamai-nos ao seguimento, renovai o ardor missionário, a opção pelos mais pobres e o amor mútuo em Cristo, nosso Senhor.

Maria, Mãe do Evangelho Vivente, rogai por nós!

São João Batista e todos os nossos padroeiros e titulares, nos protejam e intercedam por nós!

Amém!

__________________________
A LOGOMARCA COMEMORATIVA DO JUBILEU DOS 40 ANOS – DIOCESE DE BARREIRAS

No centro está o Cristo, Bom Pastor, Filho do homem, na figura de um jovem, com vestes simples, sem glória e poder, como o povo da Diocese.

É um Cristo Pastor, calçado de sandálias, de braços abertos, em forma de cruz, acolhendo a todos e se colocando a serviço de todos os filhos e filhas de Deus, sobretudo dos mais pobres.

O Cristo é o Redentor do Homem, agora vivo, ressuscitado e glorioso, mostra como troféu as cinco chagas gloriosas. Faz alusão à Encíclica “Redentor do Homem” de São João Paulo II, publicada em 04 de março de 1979, que inspira o lema episcopal de Dom Ricardo Weberberger, 1º Bispo da Diocese de Barreiras.

Ao lado do Cristo, duas ovelhas representando o povo da Diocese de Barreiras, que, enquanto escuta a voz do Bom Pastor e é enviado para proclamar a Palavra de Deus, seguindo o lema episcopal de Dom Josafá M. da Silva, 2º Bispo Diocesano.

Atrás do Cristo se vislumbra a silhueta do Rio Grande, em suas curvas sinuosas, que recortando e fecundando a cidade de Barreiras, recorda também os ricos mananciais dos lenções freáticos e as águas superficiais dos rios e dos brejos, riquezas naturais que estão na origem do desenvolvimento econômico e cultural do Oeste da Bahia. “Há um rio, cujos braços alegram a cidade de Deus, santificando as moradas do Altíssimo” (Sl 46,5).

A veste longa do Cristo se prolonga até os pés onde surge a silhueta da Igreja de São João Batista, Catedral da Diocese de Barreiras, simbolizando que a Igreja é Corpo de Cristo e Cristo é a sua cabeça.

As duas ovelhas estão, ao mesmo tempo, congregadas por Cristo e pela Igreja de São João Batista, simbolizando também a ação da comunidade cristã que acolhe, instrui e, como Cristo, envia em missão, razão de ser da comunidade dos discípulos.

“40 anos” é a comemoração jubilar que estamos vivendo, inspirada no caminho longo que o povo de Deus percorreu pelo deserto, entre provações e prodígios, confiante de alcançar a Terra Prometida para poder usufruir de seus produtos, leite e mel.

Chegando aos “40 anos”, escutamos também as palavras ditas pelos condutores do povo de Israel diante dos obstáculos para a conquista e instalação na Terra Prometida: “Devemos marchar e conquistar essa terra: realmente podemos fazer isso” (Nm 13,30). “Não tenhais medo […] Iahweh está conosco” (Nm 13,30; 14,8-9). Foram palavras ditas diante dos medos do povo ao enfrentar os gigantes instalados na terra.

A marcha é sempre difícil e continuada, exige coragem e confiança na presença de Deus e no seu Filho, que está conosco todos os dias até o final dos tempos (Mt 28,20).

“1979” recorda o ano em que foi assinado por São João Paulo a Bula de criação da Diocese, a nomeação e ordenação do primeiro bispo, Dom Ricardo Weberberger, e a instalação da Diocese de Barreiras em 26 de agosto.

“2019” é ano que estamos celebrando o Jubileu. Será o ano de várias comemorações, mas também de aprofundamento e de novo envio em missão.

*Arte criada por Antonio Batista Junior/ 2018

Voltar