55ª Assembleia dos Bispos: Igreja de discípulos missionários

Aparecida (RV) – Segundo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Santuário Nacional de Aparecida. O dia começou com a Santa Missa na Basílica, presidida pelo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrado pelos novos bispos, isto é, pelos bispos nomeados desde a última Assembleia Geral.

RV25093_Articolo

Os trabalhos do episcopado nacional continuam no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Durante a abertura dos trabalhos no dia de ontem o Arcebispo de Brasília (DF) e Presidente da CNBB, o Cardeal Sergio da Rocha, recordou que a Assembleia Geral deste ano trata de questões importantes para a vida da Igreja como a temática central da iniciação cristã, mas também assuntos do momento nacional brasileiro. Destacou ainda as celebrações do Ano Nacional Mariano e a comemoração dos dez anos da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada aqui em Aparecida, em 2007.

“Neste ano em que celebramos os dez anos da Conferência de Aparecida, que esta Assembleia nos ajude a redobrar o empenho para ser uma Igreja de discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele, nossos povos tenham vida, para que Nele, o nosso povo brasileiro tenha vida neste tempo tão desafiador de crise política e econômica”, afirmou o cardeal, recordando o contexto por que passa o país.

Refletindo sobre o Ano Nacional Mariano, instituído para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, Dom Sergio deu graças a Deus por este tempo e manifestou a disposição de imitar Nossa Senhora, “sendo cada vez mais uma igreja santa, servidora, misericordiosa, orante e fiel como Maria”.

Participaram da cerimônia de abertura o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; o Prefeito da cidade, Ernaldo César Marcondes; o Reitor do Santuário Nacional, João Batista de Almeida, os quais deram as boas-vindas aos participantes, e o Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que manifestou gratidão ao convite da CNBB e a acolhida dispensada pelos anfitriões.

Segundo Dom Sergio da Rocha, que pediu orações de toda a Igreja no Brasil para a Assembleia, a mesma trata-se de uma experiência privilegiada de partilha fraterna, convivência, oração, estudo, reflexão, “que fortalece a unidade, a comunhão com o episcopado, mas também a unidade com o sucesso de Pedro, o papa Francisco”.

O tema central de reflexão dos bispos neste ano é a “Iniciação à vida cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”, um tema, segundo dom Sergio, de “profunda qualidade, buscando corresponder aos desafios pastorais identificados neste ano pela missão da Igreja e acima de tudo procurando por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que nos convocam a ser Igreja: casa da iniciação cristã”.

Entretanto, movimentos sociais e sindicatos de todo o Brasil marcam para esta sexta-feira, dia 28 de abril, uma greve geral contra as reformas da Previdência e trabalhista apresentadas pelo Poder Executivo e em tramitação no Congresso Nacional.

Sobre esse momento brasileiro nós conversamos como Arcebispo de Maringá, Pr, Dom Anuar Batisti….

De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José

Fonte: Rádio Vaticano