7º Dia da AG da CNBB: Bispos falecidos, Mídias Católicas, Pastoral do Menor, Juventude, Catequese, situação da África Central, Novos Estatutos da CNBB e Celebração Ecumênica.

A missa foi celebrada por Dom Frei Antônio Muniz Fernandes O. Carm., Arcebispo de Alagoas, que recordou os 16 bispos falecidos desde a última assembleia. Dom Muniz estava acompanhado, mais de perto, pelos bispos sucessores ou administradores diocesanos

Terminada a liturgia, todos foram para o Subsolo da Basílica onde aconteceu a última reunião reservada. Depois disso, os participantes da 56ª AG da CNBB vieram para o Centro Eventos Padre Vitor Coelho, onde foram abordados os temas: apresentação do Estudos da CNBB, n. 111, de responsabilidade da Comissão Pastoral para as Comunicações, Orientações Pastorais para as Mídias Católicas (Imprensa, rádio, TV e as novas mídias). Dom Darcy Nicioly, presidente da Comissão definiu assim o novo documento: “é uma palavra de orientação ou, até mais, uma normativa para os agentes da comunicação […] É um estudo e não quer ser exaustivo. Proposto, estudado e meditado, pretendemos preparar um documento para ser apresentado e aprovado em 2019”. Afirmou ainda que, as Edições CNBB, sob a coordenação da Comissão Pastoral, publicaram também um volume com todas as mensagens dos papas para o Dia Mundial das Comunicações.

Depois disso, a Pastoral do Menor e Pastoral da Juventude apresentaram dois projetos nos dois respectivos campos.

A parte da manhã encerrou com a eleição do segundo delegado para o Sínodo para juventude.

De tarde, foram abordados os seguintes temas: a perseguição dos cristãos Centro África, Projeto Diocese de Caçador, uma aplicação do Documento 107 – Iniciação à Vida Cristã; uma discussão sobre a atualização dos Estatutos da CNBB; novo escrutínio para votação do delegado para o Sínodo, o programa do Mês Missionário Extraordinário, promulgado pelo Papa Francisco para comemorar os 100 anos Maximum Illud e a Celebração Ecumênica.