CNBB NE 03: Saúde psíquica do presbítero foi o tema de Congresso Regional

Terminou nesta quinta-feira (25), o VI Congresso Regional de Presbíteros realizado em Santa Cruz Cabrália (Diocese de Eunápolis/BA). Reunidos desde o dia 22 de outubro, os mais de 80 padres participantes refletiram sobre o tema “Saúde Psíquica do presbítero: um desafio do ministério ordenado”. A abertura do encontro contou com a participação do bispo de Jequié (BA) e referencial para a Comissão Regional de Presbíteros (CRP), Dom José Ruy Gonçalves Lopes. 13 dioceses da Bahia e de Sergipe estavam representadas no Congresso.

As reflexões sobre o tema escolhido foram conduzidas pelo padre Rosimar José de Lima Dias, pós-doutor em psicologia. O sacerdote pertence ao clero da Arquidiocese de Cuibá e pesquisa sobre a síndrome de burnout que acomete padres brasileiros. De acordo com a presidência do CRP o objetivo do encontro é a formação permanente dos presbíteros. “Assim, desejamos criar uma cultura de Pastoral Presbiteral que é essencial na caminhada sacerdotal, pois através desta os presbíteros cuidam de si para melhor cuidar do povo de Deus que lhes foram confiados. Por meio dos encontros e congressos acontece o fortalecimento da fraternidade sacerdotal tão importante na vida ministerial, bem como refletir os desafios que aparecem no decorrer do exercício do ministério”, afirmou o padre Iuri Ribeiro dos Santos, coordenador do CRP e pároco de Senhor do Bonfim, Estância (SE).

Além da formação permanente foram realizadas as eleições para a nova Presidência executiva da CRP NE3 para o quadriênio (2019-2022). Ficando assim, composta: Presidente: Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão (Arquidiocese de Vitória da Conquista); Vice-presidente: Pe. José Roberto Araújo dos Santos (Diocese de Itabuna); 1º Tesoureiro: Pe. Giorlando Laranjeira Barbosa (Diocese de Ruy Barbosa); 2º Tesoureiro: Pe. Domingos Sávio Souza Leal (Arquidiocese de São Salvador); 1º Secretário: Pe. Jadilson Andrade Santos (Arquidiocese de Aracaju); 2º Secretário: Pe. Márcio Luciano Martins de Souza (diocese de Ilhéus); Conselho fiscal: Pe. José Carlos Carvalho de Souza (diocese de Bom Jesus da Lapa); Pe. Vanderlei Ferreira Lacerda (Diocese de Eunápolis); Pe. Alex Adriano Rocha Barbosa (diocese de Caetité).