Regional NE 3 da CNBB lança subsídio para o mês da Bíblia

Tradicionalmente o mês de setembro é dedicado à leitura e ao aprofundamento do conhecimento da Palavra de Deus. Com o objetivo de colaborar com as comunidades na vivência do Mês da Bíblia, o Regional Nordeste 3 da CNBB apresenta aos fiéis um subsídio composto de uma Celebração de Envio, quatro Encontros e uma Celebração de Compromisso.

O tema que norteia as reflexões propostas para o mês da Bíblia é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema: “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6). O livro pode ser adquirido na loja do Regional Nordeste 3 ou solicitado através do e-mail vendascnbbne3@gmail.com e pelos telefones: (71) 3043-4167/ 99739-7839 (WhatsApp) .Cada exemplar do subsídio custa R$ 1,50.

Desde o ano 2000 que o Regional NE 3 produz o subsídio para o mês da Bíblia. Há uma equipe composta por um bispo, padres, religiosos e leigos de diversas dioceses da Bahia e Sergipe. De maneira voluntária eles se dedicam a produzir um material rico, com uma linguagem atual para que a Palavra de Deus possa chegar às diferentes realidades eclesiais. Em 2017 foram vendidos mais de 65 mil exemplares, para 2018 a expectativa é ultrapassar os 70 mil.

Confira a apresentação do material feita pelo bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso!

Prezados irmãos e irmãs,

Graça e paz!

A Igreja Católica no Brasil dedica o mês de setembro à Bíblia, pois no dia 30 deste mês celebramos a memória de São Jerônimo, que fez uma excelente tradução dos textos sagrados para o latim, a chamada Vulgata. Com São Jerônimo (347-420), Padre da Igreja e grande estudioso das Sagradas Escrituras, aprendemos o amor à Palavra de Deus e o empenho para conhecer a Bíblia Sagrada.

A cada ano a Igreja no Brasil nos propõe um livro ou um texto bíblico para ser estudado. Neste ano, vamos estudar os seis primeiros capítulos do livro da Sabedoria com o tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema: “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6). Para ajudar os grupos e círculos bíblicos neste estudo, a Equipe de Subsídios do Regional Nordeste 3 elaborou este roteiro, composto de quatro encontros de estudos, uma celebração de envio e uma última de compromisso.

Somos chamados a cultivar a Sabedoria. Segundo o texto sagrado, é ela que define o homem justo, o que confia em Deus e sabe conduzir de forma boa e com prudência a própria vida. A Sabedoria não é um conjunto de ideias ou mero conhecimento a respeito de algo. A Sabedoria é uma Pessoa, é Cristo. Quem se encontra com Cristo e se deixa orientar por Ele e por sua Palavra é sábio. Quem age ao contrário é um tolo, perverso e imprudente.

“A luz da Sabedoria brilha forte e não se apagará; aqueles que a amam a veem facilmente, e quem a procura acha” (Sb 6,12-13). Que a Sabedoria ilumine o espírito de cada um de vocês e o(a) motive a buscá-la com fervor.

Bom estudo bíblico! Com as bênçãos do Bom Jesus.

Dom João Santos Cardoso