1° dia da 54° Assembleia Geral da CNBB

????????????????????????????????????

Com a celebração eucarística no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, foi iniciada a reunião dos bispos da CNBB. Na homilia, Dom Sérgio se referiu ao objetivo da Assembleia: promover a comunhão e a organização da evangelização da Igreja Católica no Brasil em tempos difíceis, como aqueles em que viveram os apóstolos na primeira pascoa.          

Terminada a missa, os participantes vieram para Centro de Eventos Padre Vitor Coelho para abertura dos trabalhos propriamente ditos.

A pauta foi iniciada com uma pequena celebração de abertura (entronização do círio e da Palavra de Deus) e depois as boas-vindas do Arcebispo de Aparecida, do Reitor do Santuário de Aparecida, do Prefeito Municipal de Aparecida, do Núncio Apostólico e do Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha.

Concluída a cerimônia de abertura, foram apresentados os doze novos bispos, nomeados da última assembleia até hoje.

Depois de um pequeno intervalo, a AG retomou a sua pauta com o Relatório da Presidência, lido e interpretado por Dom Sérgio da Rocha, ressaltando as atividades realizadas desde a última assembleia.

Em seguida, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, apresentou a programação do XVII Congresso Eucarístico Nacional – “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária. Eles o reconheceram no partir do Pão” -, de 15-21 de agosto de 2016, em Belém, Estado do Pará. As inscrições serão no site do Congresso.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, informou sobre o processo para canonização dos chamados “Protomártires de Natal” Brasil, os bem-aventurados mártires de Cunhaú e Uruaçu, historicamente celebrados, mas ainda canonizados. Os bispos solicitarão à solicitude do Papa Francisco uma aceleração no processo como aconteceu com o São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.

Na parte da tarde, Dom Joaquim Mol, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, apresentou um esboço do texto sobre a realidade do Brasil, Pensando o Brasil 3 – Crises e superações (com características de análise de conjuntura). Muitos bispos se posicionaram sobre a situação política atual

Depois da Oração das Vésperas, a retomada do “Ver” com a intervenção de título “Mudanças no cenário sócio-religioso brasileiro” de autoria da Profa. Silvia Fernandes – UFRRJ, pesquisadora do CERIS, fazendo uma análise dos dados dos últimos censos do IBGE. Predomina o trânsito religioso, como característica do mundo contemporâneo. De novo, muitas intervenções dos participantes da 54ª AG.

Com uma saudação a Nossa Senhora Aparecida foi encerrado primeiro dia de trabalho.

Voltar