2ª Romaria do Gerais e Festa das Águas e do Riacho da Tabua

SAMSUNG DIGIMAX A503

A Paróquia Senhor do Bonfim (Baianópolis-BA), a Comunidade da Tabua e a Agência 10envolvimento convidam toda Diocese para a 2ª Romaria do Gerais e Festa das Águas e do Riacho da Tabua. A romaria será celebrada no dia 26 de maio de 2016 (dia de Corpus Christi), a partir das 04hs da manhã, saindo da Igreja Matriz de Baianópolis em caminhada até a comunidade da Tabua, localizada há 12 km da sede do município.
No dia 15 de junho de 2006, feriado de corpus Christi, a comunidade de Tabua levantou-se para uma grande procissão em defesa do riacho do Tabua, na época fortemente ameaçada por uma carvoaria que ali se instalava.
A partir de então, a comunidade segue comemorando o Dia de Corpus Christi junto com o “dia das águas e do riacho da Tabua”. A partir de 2015 foi incorporada a Romaria do Gerais.
Desta maneira, a comunidade expressa sua identidade enquanto comunidade geraiseira, celebrando e defendendo seu território, suas águas, sua biodiversidade e sua cultura.

SAMSUNG DIGIMAX A503

Programação:
– 04hs:  Caminhada da Igreja Matriz de Baianópolis até a comunidade de Tabua;
– 09hs:  Celebração da Missa pelo Padre Ariovan Gonçalves do Nascimento;
– 11hs:  Palestra sobre o tema “Água” – na visão do povo do Gerais;
– Almoço comunitário;
Tarde cultural:
– Apresentações dos artistas da comunidade, entre eles Geru da Tabua;
– O batuque da Ema com Eric Gamaliel e pastoral da juventude;
– Grupos de reisados;
– Apresentações dos alunos das escolas da comunidade;
– Entre outras atrações