39ª Romaria da Terra e das Águas – “Cuidar da casa comum, conversão ecológica”

Nos dias 1, 2 e 3 de julho em Bom Jesus da Lapa-Ba, cerca de 4.000 pessoas, vindas de várias cidades da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal, participaram da 39ª Romaria da Terra e das Águas.

Este ano a Romaria teve como tema: “Cuidar da casa comum, conversão ecológica”. Os romeiros e romeiras vieram louvar e agradecer ao Senhor Bom Jesus da Lapa, mas também vieram discutir sobre as atitudes dos seres humanos e a maneira com que estão cuidando e lidando com o mundo.

RomariaFoto: CPTBA

No primeiro dia da romaria, foi realizada Missa de abertura que foi presidida por Dom João Santos Cardoso, Bispo de Bom Jesus da Lapa. Após a Missa foi exibido um documentário/filme “O Mar de Antônio Peregrino”, que fala sobre a história do peregrino Antônio Conselheiro e do arraial de Canudos. O filme narra a história da luta de um povo que sofria com as longas secas em sua região.

RomariaFoto: Adamy Gianinni

No segundo dia, às 05:30hs, teve o Ofício de Nossa Senhora, que foi organizado pelo Terço dos Homens da cidade de Angical (BA), Diocese de Barreiras-BA e em seguida, os romeiros seguiram para os plenarinhos onde foram debatidos diversos temas. Pela tarde, aconteceu a Via Sacra, onde foram feitas diversas apresentações e reflexões com o foco voltado para o Rio São Francisco, que clama por sua revitalização junto com todas as bacias que o alimenta. À noite, a Missa foi celebrada por Dom Frei Luís Flávio Cappio, OFM, Bispo de Barra-BA. Após a Missa teve a noite cultural, que contou com a animação da banda Remela de Gato.

RomariaFoto: Frei Gabriel Dellandrea e Frei Marcos Schwengber

No último dia, houve o grande plenário que teve diversas apresentações e palestras sobre os temas dos plenarinhos, onde os romeiros foram orientados a lutarem pela reforma agrária, cobrando mais ações do governo em defesa da bacia do rio São Francisco e em favor das comunidades ribeirinhas.

Grupos, pastorais e movimentos e os Padres Paulo Sérgio e José Trindade, da Diocese de Barreiras, estiveram presentes na Romaria.