3º dia de trabalho na 54º AG da CNBB

2016-04-08- assembleia

O dia começou com missa no Santuário Nacional. Presidiu a missa Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Sant’Ana, ladeado pelos bispos eméritos presentes na AG. Mas era uma oração pelos 167 bispos eméritos.

Terminada a celebração eucarística, ao invés de os bispos se deslocarem, imediatamente, para o Centro de Eventos padre Vitor Coelho, foram para o Subsolo do Santuário onde aconteceu a primeira Reunião Reservada dos bispos da 54ª AG na CNBB. A principal intervenção foi do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello. Depois vários bispos fizeram as suas intervenções.

Concluída a Reservada, os participantes da Assembleia foram para o Centro de Eventos padre Vitor Coelho e a pauta prosseguiu o seu curso. Dom Murilo apresentou o texto das Orientações para a pastoral do Dízimo, dividido em dois momentos: 1) Compreensão do Dízimo e 2) Orientações para a Pastoral do Dizimo. O texto foi lido e comentado pelos grupos de trabalho da assembleia até o final da sessão da manhã.

Na parte da tarde, depois da Hora Média, a pauta prosseguiu com o plenário sobre o tema dos Leigos e Leigas na missão da Igreja. Diversos bispos tomaram a palavra, apresentando sugestões e correções para o texto do tema central e a comissão de trabalho, coordenada por Dom Orlando Brandes, acolheu para prosseguir a redação do futuro documento da CNBB.

Concluído o plenário, Dom Luiz Soares Vieira, coordenador da Comissão Especial para os Bispos Eméritos, fez um relatório da situação dos Bispos Eméritos da CNBB: especificidade da função episcopal quando chega a idade canônica, 75 anos, as dificuldades e perspectivas dessa fase desafiadora da vida.

Dom Leonardo entregou aos bispos presentes no plenário um exemplar da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, “AmorisLaetitia” – sobre o amor na família, de autoria do Papa Francisco, lançada hoje em Roma.

As reuniões dos vários regionais da CNBB encerraram o programa do dia no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho.

Os compromissos dos bispos prosseguiram com a programação especial, a entrega do Prêmio de Comunicação da CNBB nos estúdios da TV Aparecida. Os prêmios foram entregues nas várias modalidades: Margarida de Ouro, Dom Hélder Câmara e Clara de Assis.

Voltar