7º Encontro da Escola da Misericórdia – “Cantar a Misericórdia: Os Salmos e a Misericórdia”

“Piedade, Senhor, piedade, pois em vós se abriga a minh’alma!” (Salmo 56(57), 2)

Ontem, 20 de outubro, foi realizado o sétimo encontro da Escola da Misericórdia. O Diácono José Roberto foi o assessor da noite e tratou do seguinte tema: “Cantar a Misericórdia: Os Salmos e a Misericórdia”

Inicialmente, o Diác. José Roberto discorreu sobre a importância dos salmos na oração da Igreja. Os salmos foram aos poucos reunidos numa coletânea de cinco livros: os Salmos (ou “Louvores”). Cada Salmo possui um importante auxílio a todos os que necessitam de alguma ajuda, seja ela para alcançar alguma cura, atingir conquistas ou se defender de males. Eles representam uma das orações mais poderosas já escritas pelas mãos dos homens. Logo após, o diácono falou sobre os dez salmos da misericórdia e explicou alguns deles.

escola

Os dez salmos da misericórdia são:

Sl 25 – uma súplica individual, onde aquele que reza se sente atormentado pelos inimigos e se dirige confiadamente a Deus para que o livre dessa situação;

Sl 41 – súplica de um doente que se dirige ao Senhor para que o livre da enfermidade, certo de que a sua oração será atendida;

Sl 42 e Sl 43 – o salmista encontra-se afastado da face de Deus e por isso a sua alma se consome e o seu interior está desgastado… O silêncio de Deus incomoda e inquieta, mas a certeza da presença do Senhor anima-o para o tempo que virá;

Sl 51 – um dos salmos mais conhecidos, que a Igreja reza todas as sextas-feiras (Laudes), também referido como “Miserere”. O pecado é assumido e confessado e o orante pede perdão e purificação. Invocando o pleno perdão divino, apela ao amor misericordioso de Deus;

Sl 57 – súplica dirigida a Deus, colocada nos lábios do rei David, testemunhando os sentimentos de angústia e de confiança;

Sl 92 – exemplo de um hino que convida ao louvor, desenvolve os motivos do louvor e convida ao reconhecimento diante da rectidão de Deus;

Sl 103 – hino de louvor ao Senhor, onde a alma humana é convidada a bendizer o Senhor, num louvor que nunca terminará;

Sl 119 – o salmo mais longo do Saltério, uma lamentação que apresenta o tema da perseguição dos inimigos;

Sl 136 – hino de acção de graças utilizado nas grandes festas, com um ritmo litânico que repete o refrão “é eterna a sua bondade” por cada momento da salvação (criação, redenção, dom da terra).

escola1

O encontro foi finalizado com a oração das completas e todos cantaram lindamente a Antífona de Nossa Senhora. Pe. Onildo deu a bênção final.

O próximo encontro da Escola da Misericórdia será dia 03 de outubro, no Salão Dom Ricardo (próximo a Catedral São João Batista), e terá como assessor o Pe. João Francisco, que tratará do seguinte tema: “Celebrar a Misericórdia: Celebração e Sacramentos”.

 

 

Voltar