Ano Jubilar Mariano 2017 – Diocese de Barreiras, Igrejas e Capelas Marianas

comunidades

Presentes em todas as paróquias da Diocese de Barreiras, as igrejas e capelas marianas são chamadas a se movimentar durante o Ano Mariano.

A “Fulgens corona” – “Refulgente coroa de glória”, Carta Encíclica do Papa Pio XII, de 7 de setembro de 1953, proclamando o Ano Mariano para comemorar 100 anos do Dogma da Imaculada Conceição, indica um programa de peregrinação e outras práticas devocionais para as igrejas e capelas dedicadas a Nossa Senhora durante o Ano Mariano.

“E porque em todas as cidades, vilas e aldeias onde floresce o cristianismo existe sempre uma capela ou, ao menos, um altar no qual resplandece, de modo particular, a imagem de nossa Senhora exposta à veneração do povo cristão, desejamos, veneráveis irmãos, que os fiéis para lá se dirijam com a maior frequência e elevem, num só coração e numa só voz, orações públicas à nossa suavíssima Mãe” (FC n. 28).

“Mas onde existir um templo particularmente dedicado à virgem Mãe de Deus – o que se dá em quase todas as dioceses – a ele acorram, em determinados dias do ano, piedosas multidões de peregrinos, com edificantes manifestações públicas da fé comum e do amor para com a Virgem santíssima. Sem dúvida, que isso se realizará principalmente na gruta de Lourdes, onde se venera a Virgem imaculada com tão fervorosa piedade” (FC n. 29).

Na Diocese de Barreiras, existem as seguintes Comunidades Marianas: