Cardeal Dom Geraldo Majella visita a Paróquia São Gonçalo em Mansidão

A Paróquia São Gonçalo, localizada na cidade de Mansidão – BA, recebe a visita do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.

Dom Geraldo chegou à paróquia no último sábado, 30 de dezembro de 2017, e permanecerá até o dia 04 de janeiro. No dia 31 de dezembro, o cardeal presidiu Missa pontifical em ação de Graças pelos Dizimistas e benfeitores; no dia 1º de janeiro, também presidiu a Santa Missa na igreja Matriz que foi concelebrada pelo bispo da Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes, e pelo administrador da Paróquia São Gonçalo, padre Leandro Oliveira.

No dia 02 de janeiro, foi realizada Missa em ação de graças pelo aniversário de Dom Josafá. A Missa foi presidida por Dom Geraldo e concelebrada pelos padres Leandro, João Francisco e Pe. Alcineide da cidade de Júlio Borges-PI. Após a Missa, Dom Geraldo e Dom Josafá abençoaram a casa paroquial e participaram de um almoço com os coordenadores de pastorais e grupos da paróquia.

Hoje (03), pela manhã, na comunidade de Aroeiras foi realizada Missa de Crisma presidida por Dom Geraldo. Amanhã, 04 de janeiro, será realizada Missa em ação de graças pelo aniversário do padre Leandro e pela despedida do Cardeal. Após a Missa haverá um café da manhã.

Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo

Filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora – Minas Gerais.

Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde ficou até completar 14 anos. Entre os anos de 1948 e 1950 continuou os estudos em Pirapora do Bom Jesus, no Seminário Menor Arquidiocesano de São Paulo, dirigido pelos Cônegos Premonstratenses. A Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo, por Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, Arcebispo Auxiliar de São Paulo.

Como presbítero recebeu os cargos de Diretor Espiritual e professor no Seminário Vestibular Santo Cura d’Ars, para vocações adultas, na Freguesia do Ó, São Paulo (1958-1959); Assistente Eclesiástico da Juventude Estudantil Católica Feminina (1959-1960); Notário do Tribunal Eclesiástico de São Paulo; colaborador na paróquia de Santo Antônio da Barra Funda em São Paulo (1958-1978); Diretor Espiritual do Seminário Filosófico da Arquidiocese de São Paulo em Aparecida/SP (1960-1963); Diretor Espiritual e professor no curso teológico do Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo (1964 a 1967).

Dom Geraldo foi, ainda, professor na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964-1967); nomeado Cônego do Cabido Metropolitano de São Paulo por S. E. o Sr. Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta (1964-1978). Neste mesmo período foi cerimoniário da Catedral Metropolitana (SP).

Nomeado pelo Santo Padre, o Papa Paulo VI , Bispo Diocesano de Toledo-Paraná, em 5 de maio de 1982. Recebeu a Ordenação   Episcopal de S.E. o Sr. Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, na        Catedral de     São Paulo, no dia 6 de agosto de 1978 (dia e hora da morte do Papa Paulo VI). No dia 27 de outubro de 1982 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de Londrina (PR), tomando posse em 28 de outubro de 1983. Neste mesmo assumiu a presidência da Comissão Litúrgica da CNBB, até o ano de 1987. Dom Geraldo também foi o membro do Departamento de Liturgia do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM (1983-1987).

No dia 13 de janeiro de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano. Dom Geraldo recebeu, ainda, as nomeações de: vice-presidente do Conselho Latino-Americano – CELAM (1999); membro do Pontifício Conselho de Migrantes e Itinerantes em (2000). Em 21 de fevereiro de 2001 recebeu o barrete cardinalício, tornando-se Cardeal, na via Magliana Nova – Roma.

No dia 19 de maio de 2001 foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja; e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 9 de maio de 2003.

No ano de 2011 Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador.

Fotos: PASCOM – Paróquia São Gonçalo
Fonte: Arquidiocese de Salvador