Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi

Ontem, 26 de maio, na Diocese de Barreiras, foi celebrada a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi.

Corpus Christi, do latim significa “Corpo de Cristo”. Celebrar Corpus Christi é fazer memória solene a entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue para a vida da Igreja.

Na Catedral São João Batista, essa solenidade foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes e concelebrada pelos Padres Verneson e Onildo. A praça da Catedral estava lotada de fiéis.

Durante a Missa foi consagrada duas hóstias: uma para ser consumida e a outra, para ser apresentada aos fiéis em adoração. No fim da Missa, a hóstia consagrada – o Corpo de Cristo – seguiu em procissão pelas ruas de Barreiras, passando pelo tapete que foi confeccionado pelos fiéis. Após a procissão teve adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo, que é um gesto de profunda comunhão com Cristo. É através da Eucaristia, que Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Depois da missa, teve homenagem aos 125 anos de emancipação da cidade de Barreiras.

Corpo de cristo

O dia de Corpus Christi, é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, onde é celebrada uma grande missa, seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa corresponde a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo e a procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da terra prometida.

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269, foi quando a Igreja Católica viu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.