Clero, membros do Conselho Diocesano Pastoral e leigos se reuniram em Assembleia Diocesana

assembleia-diocesana-2016

Nos dias 25 e 26 de novembro, na Casa de Retiro São Bento, aconteceu a Assembleia Diocesana 2016. Padres, Diáconos Permanentes, Religiosas, membros do Conselho Diocesano Pastoral e leigos se reuniram para avaliar os trabalhos desenvolvidos no ano de 2016 e traçar perspectivas para o ano de 2017.

assembleia-diocesana-2016

No dia 25, sexta-feira, a Assembleia teve início com a Oração das Laudes feita pelo Diácono José Roberto. Em seguida o Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, fez a saudação de abertura. Nesse primeiro dia de Assembleia foram ministradas as seguintes palestras: Retrospectiva Pastoral – Ano da Misericórdia 2016: Roma, Dioceses do Brasil e Diocese de Barreiras, apresentado pelo Pe. Mário Correia; Encontros das Pastorais e Movimentos 2016, apresentado por Tainara Cristina; Perspectivas para o Ano Nacional Mariano 2017: A teologia e devoção a Nossa Senhora hoje, apresentado pelo Pe. José Grigório.

assembleia-diocesana-2016

Ainda no primeiro dia de Assembleia, os membros de cada vicariato (I, II, III e IV) se reuniram para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela Diocese, Paróquias, Pastorais, Movimentos e Associações. Teve também as reuniões dos núcleos: padres, diáconos, religiosas, leigos e coordenadores de pastorais e movimento.

assembleia-diocesana-2016

No dia 26, sábado, a oração das Laudes, feita pelo Diácono José Roberto e pelo Bispo Dom Josafá, deu início ao segundo dia de Assembleia. Após o café da manhã deu-se início as palestras: Pistas para a realização do Ano Mariano – Maria nos documentos da Igreja, ministrada pelo Diácono José Roberto; Perspectivas Pastorais para o Ano Mariano 2017, ministrada pela Ir. Maria Rosa; Amoris Laetitia – Cap. VIII: Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade, ministrada pelo Pe. Maycon Battisti; Ano Mariano na Diocese de Barreiras – Novenário 2017, ministrada pelo Pe. Christiano. Durante as palestras houve uma boa participação dos ouvintes.

assembleia-diocesana-2016

Ao final, foi passado a proposta para o calendário diocesano 2017 e foram dados os demais avisos. A assembleia foi encerrada com a oração do Ano Jubilar Mariano e com a bênção final, dada pelo Bispo Dom Josafá.