Com uma rica programação foi inaugurado o Memorial Dom Ricardo em Barreiras

Sem título

Dia histórico para o povo de Barreiras e da região, 21 de maio de 2016.

Celebrando 37 anos do Decreto de criação da Diocese de Barreiras, 21 de maio de 1979, e dentro dos festejos dos 125 anos da emancipação do Município de Barreiras, foi inaugurado o “Memorial Dom Ricardo” – Vila Dulce, centro de Barreiras.

O Memorial Dom Ricardo é um conjunto arquitetônico moderno (Igreja de São Bento, Auditório, Museu para Exposições, Banco de Alimentos, Salão de Eventos, salas de reuniões e escritórios para as pastorais e organizações sociais).

Prestando uma homenagem a Dom Ricardo, a Diocese de Barreiras edificou um centro de espiritualidade, memória, cultura e ação social.

A cerimônia de inauguração constou dos seguintes atos: Pela manhã: 8h00 – Oração das Laudes, presidida pelo Abade, Dom Emanuel D’Able do Amaral, Arquiabade do Mosteiro de São Bento da Bahia; 8h30 – Bênção do prédio, presidida por Dom Josafá M. da Silva, Bispo Diocesano e apresentação musical das crianças do Cata-Vento; 9h30 – cerimônia de inauguração e abertura da Exposição sobre a trajetória de vida de Dom Ricardo. Antes da abertura da exposição, tomaram a palavra: Dom Josafá M. da Silva, Bispo Diocesano; Ir. Sabina Moser, OSB, contando a origem do projeto e os passos da construção; Dr. Walter Wimmer, Cônego do Cabido da Diocese de Linz, lendo a mensagem do Bispo da Diocese de Linz, Manfred Scheuer; Sr. Franz Schillhuber, Deputado Estadual da Alta Áustria e ex-prefeito do município de Wolfern, trazendo uma mensagem do Governo Regional da Alta Áustria, Dr. Josef Pühringer; o Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Moreira; Dom Luiz Flávio Cappio, OFM., Bispo da Diocese de Barra, dando um testemunho sobre a trajetória de Dom Ricardo e o Padre Cristiano Mayr, Vigário Geral da Diocese de Barreiras, explicando o conceito e organização da exposição sobre Dom Ricardo. 11h00 – Inauguração da Exposição e abertura para o público.

MEmorial

No período da tarde (14h30), visita à Exposição, sobre Dom Ricardo, e nas dependências do Memorial. As 18h00 a celebração da Dedicação da Igreja de São Bento, presidida por Dom Josafá M. da Silva, concelebrada por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispos da Diocese de Alagoinhas, pelos padres austríacos e padres da Diocese de Barreiras. Após a Missa houve apresentação Cultural da Filarmônica Filhos do Oeste e confraternização.

Esteve presentes várias autoridades civis e militares de Barreiras e da região. Uma grande festa!

Inauguração