Dom Josafá celebra Missa de Crisma nas comunidades de Baianópolis

2016-04-26-Crisma

No último fim de semana, Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano, realizou Missa de Crisma em três comunidades da paróquia de Baianópolis: Capivara, Várzeas e Tabua.

A Crisma é o Sacramento que confere os sete Dons do Espírito Santo, o qual conduz o fiel católico ao caminho da perfeição cristã. É com esse Sacramento que é conferido a maturidade espiritual pois, a Crisma é a confirmação do Batismo.
Na Missa de Crisma, Dom Josafá fez a imposição das mãos na cabeça de cada crismando, ungiu-os com o Óleo do Crisma e disse-lhes: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de DEUS. ”, e cada crismando respondeu: “Amém”. E é através dessa unção, dessa confirmação que o crismando obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos, sendo assim membro legitimo e responsável da Igreja Católica.

Ao fim da Missa, os crismados receberam um certificado e tiraram fotos com o Bispo.

2016-04-26-Crismaa

Os sete Dons do Espírito Santo que é conferido na Crisma são:

Sabedoria – Não sabedoria do mundo, mas aquela que nos faz reconhecer e buscar a Verdade, que é Deus, Fonte da Sabedoria. Verdade que encontramos na Bíblia e na orientação da Igreja.

– Entendimento – Dom que nos faz aceitar as verdades reveladas por Deus.

Conselho – É a luz para distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida, e as vidas daqueles que precisam de um conselho nosso.

– Ciência – Não as ciências do mundo, mas a ciência do Sagrado, das coisas de Deus. Ciência da Verdade e da Vida. Por esse Dom, o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização da nossa verdadeira vocação.

– Fortaleza – É o Dom da coragem para viver fielmente a fé no dia a dia, até mesmo no martírio, se for preciso.

– Piedade – É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse Dom nos é dado o “sabor” inigualável das coisas de Deus.

– Temor de Deus – Não é “medo de Deus”, já que “o Perfeito Amor lança fora o medo; quem tem medo não é perfeito no Amor” (Jo 4, 18). Temor de Deus significa viver o Amor sincero por Deus, tão grande que queima o coração de respeito e sincera devoção pelo Criador. Não é pavor da Justiça Divina, é zelo em agradar a Deus.