Dom Josafá Menezes é acolhido como membro da Academia Barreirense de Letras

img1Em reunião ordinária da Academia Barreirense de Letras, no dia 27 de abril de 2016, Dom Josafá foi acolhido como o mais novo membro da entidade. Fundada em 20 de maio de 2005 a Academia Barreirense de Letras é o espaço para cultivar as letras e divulgar a grandeza cultural da cidade de Barreiras e da região que a circunda.

São membros da ABL escritores, poetas, artesãos, jornalistas, memorialistas de Barreiras e região e agora Dom Josafá, Bispo Diocesano.

A reunião aconteceu na sede onde atualmente funciona a Academia Barreirense de Letras, praça da Igreja de Santa Teresinha, com a participação de todos os membros da Academia.

O Bispo Diocesano recebeu as boas-vindas, a Presidente, Solange, justificou a indicação do bispo, os presentes compartilharam notícias e informações de vários eventos literários e culturais em curso e já realizados na região, o discurso de posse de Dom Josafá e uma confraternização em clima de amizade e alegria.

No seu discurso, Dom Josafá disse a razão pela qual aceitou o convite: “Aceitei o convite para fazer parte desta organização, entendendo que a sociedade de Barreiras através desta instituição cultural reconhece que o ministério que exerço nesta cidade e em toda a região – a proclamação da Palavra – meu lema episcopal, aprofundando a história religiosa de Barreiras, nas pregações, nos gestos e nos livros que tenho escrito e organizado, está contribuindo para fortalecer a identidade e difundir as riquezas culturais do povo de Barreiras. Um povo que sabe quem é e não se orgulha das manifestações de seu espírito não tem presente e futuro.

Essa homenagem é, sobretudo, um reconhecimento do valor cultural do Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos, publicado em 2013, a história, liturgia, cantos e orações, subsídios para a viver bem as romarias ao Cantinho; Dom Ricardo Weberberger, OSB., sua trajetória na Diocese Barreiras (2014), Marcas do Ano da Fé – Olhar do Pastor (2014) e Padre Vieira: Missionário, Construtor e Educador em Barreiras (2015). Para 2016, publicaremos o livro a DIOCESE DE BARREIRAS E SUAS PARÓQUIAS: HISTÓRIA, EVANGELIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO”.

Recordou a construção do Memorial Dom Ricardo, como organização não somente da memória pessoal do 1º Bispo Diocesano, mas como espaço para desenvolvimento da Pastoral da Cultura.

Por último, afirmou: “Espero que a minha presença possa agregar valores e aproveito também essa ocasião para dizer que comprometo com as necessidades e com os projetos para que esta Academia possa cumprir a sua missão de animadora do conhecimento e dos valores culturais do povo de Barreiras”.