Fim da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia na Polônia e os gestos concretos

Um milhão e meio de pessoas participaram da missa que encerrou a 31ª Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Cracóvia, Polônia, 26-31 de Julho de 2016, no chamado “Campus Misericordiae”, espaço preparado para acolher os dois eventos maiores, Vigília do sábado e a celebração eucarística do domingo.

Comentando durante a homilia o episódio de Zaqueu, o Papa Francisco, chamou a atenção dos jovens “para o risco de perder a coragem, de se considerar menos do que são, de não ter projetos ambiciosos e de permanecer na superfície das coisas. Os jovens devem se considerar filhos de Deus, criados à imagem de Cristo para responder aos maiores ideais. Acrescentou que o compromisso é construir uma nova humanidade, lutar pelo bem enquanto bem, sem esperar que alguém nos aplauda ou reconheça. A Jornada começa hoje e continua amanhã quando vocês estiveram em casa, na escola, no divertimento, na profissão”.

papa-preside-missa-de-encerramento-da-jmj-2016Foto: Canção Nova

O Papa Francisco anunciou que a próxima JMJ será no Panamá, pequeno país latino-americano, 3 milhões e meio de habitantes, 11 Dioceses, 24 bispos com os eméritos, célebre pelo canal que une o Oceano Atlântico com o Pacífico e pela ponte que une as duas américas. Será em 2019 e terá como tema o diálogo. Não será mais um evento diocesano, mas nacional.

A Jornada Mundial da Juventude deixou duas estruturas de caridade, construídas, precisamente, no local, onde a Vigília do sábado e Missa de encerramento aconteceram. Foram dois “gestos concretos” que permanecerão como testemunho da misericórdia. Os jovens que participaram da JMJ contribuíram durante o evento.

Depois da missa, o Papa Francisco abençoou os dois locais: uma casa para os anciãos e um Centro Caritas, denominado, o Pão da Misericórdia. A primeira para acolhimento dos idosos e pessoas com dificuldades físicas e a outra para recolher alimentos e outros gêneros para os pobres.

301978-970x600-1

A casa para os idosos hospedará durante o dia 45 pessoas, que terão um programa de atividades recreativas, coordenadas por jovens voluntários e pessoal especializado. O objetivo é que os idosos sejam reabilitados socialmente e sejam ajudados a sair do isolamento.

A outra estrutura é um centro para onde serão destinados gêneros alimentícios para casas que oferecem almoço, café e outras refeições para os pobres. É chamado de “Pão da Misericórdia”.

O terceiro presente da JMJ foram ambulâncias, clínicas móveis, que serão enviadas para a Síria e para os campos de acolhimento de refugiados no Líbano e na Jordânia.