Motivação do Bispo Diocesano Dom Josafá: “SEIS DIAS DE ORAÇÃO COM O SENHOR DOS AFLITOS”

SEIS DIAS DE ORAÇÃO COM O SENHOR DOS AFLITOS

4-9 de outubro de 2016

Catedral de São João Batista – Barreiras

A devoção do Senhor dos Aflitos é uma das maiores riquezas da religiosidade do povo de Barreiras e da região. De seu santuário no Cantinho está sempre atento às aflições de seus devotos. Uma delas é a necessidade de chuvas:

“E quando a seca tantas vezes tem chegado,// dizimando a esperança de colheita,// lá vai o povo de Barreiras, irmanado,// até o Cantinho, buscar Senhor dos Aflitos//. E vai a pé, oferecendo sacrifício,//Segue rezando, sob o sol, que é escaldante, // E ao entrar a Procissão já em Barreiras,// O tempo muda, cai a chuva, refrescante//.

Quem é descrente, diz primeiro que não chove,// é impossível! E vendo então a evidência,// Enquanto o povo agradece e se comove,// Afirma alguém que a chuva foi coincidência./// Desde o milagre da boiada, a vez primeira,/// Ó Pai bondoso, proteção nós suplicamos, // Continua no Cantinho abençoando,// Mandando chuva e muitos dons para Barreiras” (Ignez Pitta).

Há anos não chove o suficiente para recompor as reservas de água necessárias para o consumo humano e animal, agricultura, pecuária, indústria e para alimentar os rios, os riachos e aquíferos subterrâneos.

O Papa Francisco na Encíclica que escreveu sobre o Cuidado com a Casa Comum tinha alertado que “a disponibilidade de água manteve-se relativamente constante durante muito tempo, mas agora, em muitos lugares, a procura excede a oferta sustentável, com graves consequências a curto e longo prazo” (n. 28).

As chuvas este ano estão iniciando cedo, mas elas precisam vir em abundância para suprir o longo período de seca.

Queremos apresentar ao Senhor dos Aflitos de 04-09 de outubro uma oração muito confiante. Pedimos chuva, bom plantio e uma safra abundante.

Começamos no dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e mais amados do cristianismo, conhecido pela sua relação amorosa com a natureza e com os mais pobres deste mundo.

Contaremos também com a proteção de Santa Faustina, cuja memória celebramos no dia 05 de outubro. Pedimos que ela interceda junto a Jesus Misericordioso por esta grande necessidade, que ele manifeste a sua misericórdia para com o povo de Barreiras.

No dia 7 de outubro, celebramos Nossa Senhora do Rosário. Rezando o seu terço, queremos também pedir o seu patrocínio.

Esses dias de oração coincidem as novenas de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, apresentaremos à Mãe da Misericórdia, o povo brasileiro que vive em diversas partes do território nacional uma das maiores crises hídricas da história.

No dia 09 de outubro, em carreata, levaremos o Senhor dos Aflitos, em procissão para o Cantinho.

Dom Josafá M. da Silva