Pastoral Catequética realiza formação para catequistas

Atualmente, uma das preocupações da Igreja é a formação de seus agentes pastorais. A Igreja,  tem o compromisso de preparar seus fieis adequadamente para que realizem o projeto de evangelização com fé e amor.

E foi com esse intuito que nos dias 16 e 17 de setembro, na Casa de Retiro São Bento, foi realizada uma formação diocesana para a Pastoral Catequética.  Nessa formação foi realizado um estudo dobre o RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos).

O encontro teve a presença de aproximadamente 70 catequistas de diversas paróquias da diocese. Nesses dois dias, os catequistas refletiram sobre os seguintes temas: Documento 107 da CNBB – Iniciação a Vida Cristã; Catecumenato – Origem, importância e resgate; Catequese Querigmática; Catecumenato passo a passo e Catequese Mistagógica. Esses temas foram palestrados pelas Irmãs Aline Silva e Maria Rosa, Pe. Verneson Francisco e pela equipe que organizou a formação.

Além das palestras foram realizados momentos de partilha, rito de acolhida, rito da unção, rito de eleição e inscrição do nome, celebração penitencial, rito da entrega do Pai Nosso e avaliação sobre o encontro.

“Catequista, seu sim ajuda a Igreja a ser evangelizadora!”

Fotos: Quitéria Vieira