Programação para o dia de Finados

finados

Programação para a Comemoração dos Fiéis Defuntos

Diocese de Barreiras

“Rezar pelos mortos”

Com a programação das missas pelos mortos, da Oração do Terço nos cemitérios e nos outros lugares e as outras orações pelos fiéis defuntos cumprem-se uma das obras de misericórdia deste Ano Jubilar Extraordinário.

Este ensinamento se apoia na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: “Eis por que ele [Judas Macabeu] mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado” (2Mc 12,46).

Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos (CIC 1032).

“Rezar pelos mortos” significa afirmar o poder do amor de Deus que não morre, certos que a comunhão entre as pessoas não se interrompe com a morte terrena, mas se reforça quando nos unimos na oração ao Pai por Cristo no Espírito Santo” (Giuseppe Militello, Con il cuore di Gesù. Le opere di misericórdia, Paoline, p. 57).

As almas merecem a lembrança e orações dos seus. As orações que fazemos por elas, as ajudam a alcançar o repouso eterno, o refrigério e a luz que não se apaga.

Ao socorrer com oração as almas do Purgatório praticamos a caridade em toda sua extensão.

Rezar pelas almas é o melhor meio de salvar a nossa, pois como nos ensinou Santo Ambrósio “Tudo o que damos por caridade às almas do Purgatório converte-se em graças para nós, e, após a morte, encontramos o seu valor centuplicado”.

PROGRAMAÇÃO NAS IGREJAS E CEMITÉRIOS DE BARREIRAS

– Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

• Missa às 08:00h no Santuário – Sandra Regina
  • Visita durante o dia aos cemitérios

–  Catedral São João Batista

• Missa às 07:00h, na Catedral, e em seguida visita ao cemitério São João Batista com bênção dos túmulos
  • Missa às 19:30h na Catedral

– Paróquia São Sebastião

• Missa às 17:00h no cemitério São Sebastião – Barreirinhas
  • Missa às 20:00hs na Igreja São Sebastião – Barreirinhas

– Paróquia São José

• Missa às 15:30h, no cemitério Senhor do Bonfim – Riachinho
  • Missa às 19:30h na Igreja São José – Vila Brasil

– Paróquia Santa Rafaela Maria

• Missa às 19:30h na Igreja Santa Rafaela Maria – Vila Rica
  • Missa às 19:30h na Comunidade Nossa Senhora das Graças – Vila dos Funcionários

PROGRAMAÇÃO DO BISPO DIOCESANO

Cemitério Jardim da Saudade

• Missa ás 08:00h no cemitério Jardim da Saudade – Vila Nova

– Cemitério São Sebastião.

• Missa às 17:00h no cemitério São Sebastião – Barreirinhas

PROGRAMAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS

– Cemitério São João Batista

• 7:30 oração do terço
  • 8:00 Missa de finados

– Cemitério Jardim da Saudade

• 7:30 oração do terço
  • 8:00 Missa de finados

– Cemitério São Sebastião

• 16:30 oração do terço
  • 17:00 Missa de finados

Grupos de outros municípios da Diocese, seguir programação paroquial.

Lembrando que rezar pelos fieis defuntos é obra de misericórdia.