20 anos da Igreja Jubilar Santa Cruz – Barreiras, confira a programação!

É com muita alegria que a Paróquia Santa Cruz, no bairro Morada da Lua, em Barreiras, celebrará o Tríduo em preparação para Comemoração dos 20 anos da Igreja Jubilar Santa Cruz.

Para participação presencial é necessário agendamento prévio pelo Whatsapp (77) 9 9959-5328, e a você que não puder estar presente, acompanhe-nos através do Facebook da Paróquia.

Acesse o link do Facebook da Paróquia Santa Cruz https://www.facebook.com/psc.barreiras

Participe conosco!
@psc.barreiras

Cronologia da Paróquia Santa Cruz

A Paróquia Santa Cruz foi criada em 25 de dezembro de 2012. Em 1996, as Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias chegaram à Morada da Lua para ajudar na evangelização do local. Em 1999, foram iniciados os trabalhos de construção da Igreja Santa Cruz, cuja celebração de Dedicação foi realizada em 12 de outubro do ano 2000.

Dom Josafá Menezes da Silva decretou a ereção da Quase Paróquia Santa Cruz Nº 19/2012, em 03 de junho de 2012, nomeando como Administrador Paroquial o Pe. Marcos José de Lima, Missionário Oblato de Maria Imaculada, e como Vigários Paroquiais os Padres José Valter Ferreira da Luz e Antônio Lorenzo Rendon, pertencentes à mesma Congregação. Por ocasião da criação da Quase Paróquia, houve uma celebração às 19h30, em que, além de ser empossado o Pe. Marcos José, também foi feita a despedida do Pe. José Grigório, pároco da Catedral São João Batista, da qual foi desmembrada a Quase Paróquia Santa Cruz.

A Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI), que assumiu a Paróquia na pessoa do Pe. Marcos José, havia chegado à Diocese de Barreiras naquele ano de 2012, vindos da Arquidiocese de Salvador, onde a Congregaçãotrabalhou por 13 anos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sete de Abril, na Capital baiana. Em Barreiras, assumiram a Paróquia Santa Rafaela Maria, na Vila dos Funcionários, sendo Administrador Paroquial o Pe. José Valter e Vigários, os Padres Marcos José e Antônio Lorenzo. Com a criação da Quase Paróquia Santa Cruz, eles permaneceram atendendo à Paróquia São Rafaela, acumulando os cuidados pastorais da nova Paróquia.

As Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias permaneceram atuando na Morada da Lua, conforme o que foi acordado em reunião do dia 05 de agosto de 2012, entre as Irmãs Maria Bernadete Oliveira Cruz, Florisa Bastos e Eninéia Maria de Almeida, e o Pe. Marcos José de Lima. Coube à Irmã Bernadete iniciar a Pastoral do Idoso na Paróquia, pelo fato de a religiosa estar atuando no Abrigo dos Idosos. À Irmã Florisa coube o acompanhamento dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, ao passo que a Irmã Eninéia responsabilizou-se pela assessoria à Pastoral da Juventude. Todavia, Irmã Bernadete não pode levar adiante o encargo pastoral, tendo inclusive que deixar os trabalhos no Abrigo dos Idosos; a Irmã Florisa retornou para Salvador, a fim de tratar da saúde. Desse modo, apenas a Irmã Eninéia teve condições de efetuar a tarefa que lhe foi confiada.

Na noite de Natal de 2012, Dom Josafá criou a Paróquia Santa Cruz, através do Decreto Nº 37/2012, e confirmou o Pe. Marcos José como Administrador da nova Paróquia.