Paróquia de Baianópolis realizou festejo em honra a Nosso Senhor do Bonfim

Na última sexta-feira, 30 de setembro, a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim – Baianópolis, realizou o festejo de Nosso Senhor do Bonfim.

Durante nove dias, os fiéis e devotos se prepararam para essa festividade, marcando presença e expressando o seu carinho e amor pelo Senhor do Bonfim. Nos novenários foram tratados de assuntos relacionados a misericórdia e a vida de nosso Senhor.

A Missa festiva em honra ao Nosso Senhor do Bonfim foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes. Estavam presentes na Missa os padres Ariovan Gonçalves, Daniel Luiz e Maycon Battisti.

festejo

Em sua homilia, Dom Josafá falou sobre as leituras e o evangelho do dia e discorreu sobre a história do Senhor do Bonfim. No estado da Bahia, a figura de Jesus Cristo em sua ascensão é de uma devoção tamanha, pois muitas pessoas acreditam que o santo apoiou os soldados brasileiros na luta contra os portugueses. Durante a Guerra pela Independência do Brasil na Bahia, os portugueses retiraram a imagem do Santo de sua basílica e por isso, na visão dos devotos, o Santo tomou o partido dos brasileiros. O Senhor do Bonfim foi devolvido à igreja após a expulsão das tropas lusitanas. A imagem, que representa Jesus Cristo crucificado, foi trazida de Portugal pelo Capitão Theodósio Rodrigues de Faria no ano de 1745 e colocada em seu local definitivo após a construção da Igreja no alto da colina em 1772.

No fim da Missa Pe. Maycon, administrador paroquial, fez os devidos agradecimentos e logo após teve a bênção final e os vivas.

festejo1

Oração a Nosso Senhor do Bonfim

Meu Senhor do Bonfim que sobre as águas andastes, hoje estais entre o cálice e a hóstia consagrada.
Treme a terra mas não treme o coração do nosso Senhor Jesus Cristo no altar – treme o coração dos meus inimigos.
Quando para mim olharem eu os benzo em cruz e eles não benzem a mim.
Entre o Sol e a Lua e as estrelas e as pessoas da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
Na travessia avisto os meu inimigos, meu Deus o que eu faço com eles?
Com o manto da virgem Maria Santíssima sou coberto, com o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo sou valido.
Se quiserem me atirar, água pelo cano da arma há de correr, assim como correu o leite do peito de Maria Santíssima para a boca do seu adorado filho.
E outras armas que para mim levantarem ficarão suspensas no ar e não mim atingirão
Assim como ficou Maria Santíssima no pé da cruz esperando seu bendito filho.
Corda que em mim botar nos pés há de cair, porta que me trancar há de se abrir
Assim como se abriu o sepulcro do Nosso Senhor Jesus Cristo para ele subir aos céus.

Salvo fui, salvo sou e salvo serei, com a chave do Santíssimo Sacrário me fecharei. (3x).
Amém!