Parabéns Diocese de Barreiras 41 Anos “Testemunhando e proclamando Jesus Cristo, Redentor do Homem”

A nossa gratidão a cada leigo e leiga, padres, religiosas e religiosos, bispos, congregações, obras de caridade a todos que passaram e deixaram por aqui as marcas da pega de Cristo, fazendo o reino de Deus acontecer em nossa amada Diocese do Oeste Baiano.

Cronologia da Diocese de Barreiras
Até 1854 a região da Diocese de Barreiras pertencia a Diocese de Olinda em Pernambuco; a partir daí fez parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Em 1913 foi criada a Diocese de Barra do Rio Grande para toda a região do São Francisco e do Oeste Baiano. O território da atual Diocese de Barreiras fazia parte da Diocese da Barra.

Em 21 de maio de 1979 o Papa João Paulo II criou a nova Diocese de Barreiras, desmembrando-a da Diocese da Barra e nomeou como primeiro Bispo Diocesano Dom Ricardo Weberberger. A posse de Dom Ricardo aconteceu no dia 26 de agosto de 1979.

Em 17 de agosto de 2010, Dom Ricardo Weberberger faleceu na Áustria. Em 26 de fevereiro de 2011 Dom Josafá Menezes da Silva tomou posse na Catedral São João Batista – Barreiras -BA como o 2º Bispo da Diocese.

No dia 09 de outubro de 2019 foi publicada a transferência de Dom Josafá Menezes da Silva para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Dom Josafá é o 3º Arcebispo de Vitória da Conquista – Bahia.

Dom Josafá assumiu a Arquidiocese de Vitória da Conquista no dia 14 de dezembro de 2019 e a partir de então, a Diocese de Barreiras reza pela nomeação de seu novo pastor.
Voltar