PARÓQUIA SANTA LUZIA ACOLHE O SEU NOVO ADMINISTRADOR PAROQUIAL, PADRE GLEICIMAR SANTOS DE JESUS

Ontem, dia 28 de abril, segundo Domingo da Páscoa, a Paróquia Santa Luzia acolheu o seu novo Administrador Paroquial, Padre Gleicimar de Jesus. A celebração que tem como rito a entrega da chave da Igreja, do Sacrário, da água e do óleo que lembra o Sacramento do Batismo e da estola roxa que lembra o sacramento da confissão, contou com a participação de toda a comunidade paroquial que foi acolher com muito carinho o seu novo pastor.

A Santa missa foi presidida pelo Bispo de Barreiras, Dom Josafá M. Da Silva, e concelebrada pelo Pe. Glecimar Santos e pelos Diáconos, Domingos, Adão e Damata. Na sua homilia, Dom Josafá destacou a temática do segundo Domingo da Páscoa, ressaltando o primeiro significado dado a este domingo no primórdio da Igreja. Segundo Dom Josafá: “Os catecúmenos após terem sido batizados no Sábado Santo, se despiam das suas vestes brancas para começar a missão de anunciar Cristo em todo lugar em todo mundo”. Dom Josafá também falou que o segundo domingo da Páscoa, foi instituído pelo papa São João Paulo II como o “Domingo da Misericórdia”, a partir do ano 2000. Neste sentido, segundo Dom Josafá: “é celebrada em toda a Igreja a Festa da Misericórdia, lembrando o grande amor misericordioso de Jesus pelos seus discípulos e principalmente pela humanidade pecadora. Dom Josafá destacou também a grande missão do Pe. Gleicimar à frente da Paróquia Santa Luzia, e desejou uma boa missão e um frutuoso ministério.

Pe. Gleicimar é natural de Cristópolis, e estava à frente da Paróquia São José na Vila Brasil, onde desenvolveu um trabalho de evangelização durante 8 anos. Ele é o terceiro padre a assumir a Paroquia de Santa Luzia, que foi criada no dia 24 de maio de 2009, pelo primeiro Bispo de Barreiras, Dom Ricardo Weberberg. Já passaram pela Paróquia o Pe. Antônio de Jesus que ficou de 2009 a 2016, o Pe. João Francisco que ficou de 2016 a 2018.

Um pouco da História de criação da Paróquia Santa Luzia

O bairro Santa Luzia nasceu de uma ocupação nos anos 90 do Século XX e está localizado na parte leste da cidade de Barreiras, ao sul do Rio Grande e a 4km do centro da cidade, (COSTA, 2006).

Quando a ocupação dessa localidade foi iniciada, a Diocese de Barreiras havia acabado de criar a Quase Paróquia São José na Vila Brasil (17.12.1989), da qual a nova ocupação urbana de Barreiras faria parte. Essa nova organização pastoral permitiu o atendimento à comunidade que surgia no bairro Santa Luzia. Ao que tudo indica, o Pe. Donaldo Hornsey (Missionário Columbano), quarto Administrador Paroquial da Quase-Paróquia São José (27.12.1994 – 2002), empenhou singular esforço no atendimento às necessidades pastorais da Comunidade Santa Luzia. Ele, inclusive, deu o nome de Santa Luzia ao bairro, que antes era conhecido como Parque Lacerda.

O Pe. Donaldoe as irmãs beneditinas, sobretudo a Irmã Maria Rosa, ajudaram a organizar mutirões para a construção de pequenas casas para os moradores de barracos de papelão. Bastava que os moradores tivessem o terreno, pois a Cáritas Diocesana disponibilizava os materiais para que os trabalhadores dos mutirões construíssem as casas. Nesse tempo, também se utilizava a casa de paroquianos atuantes como ponto de reuniões sobre os problemas da comunidade e entrega de alimentos, móveis, utensílios usados e materiais de construção para serem doados aos mais necessitados. A casa de dona Germina era uma dessas casas.

Em 19 de março de 2003, a Quase-Paróquia São José foi confirmada como Paróquia por D. Ricardo Weberberger. Nesse mesmo ano, em 26 de fevereiro, havia chegado à comunidade Santa Luzia as Irmãs da Caridade de Ottawa. Esses dois eventos possibilitam que, em pouco mais de um ano (julho de 2004), a Paróquia São José realizasse as Santas Missões Populares no bairro Santa Luzia.

A metodologia das Santas Missões se deu através das visitas domiciliares e do levantamento social e religioso das famílias. Foram organizados cinco setores de visitas… com a presença de 60 visitadores missionários: padres, religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas. Foram visitadas 3.442 famílias, cobrindo por volta de 95% das casas do bairro. (COSTA, 2006)

Relatos sobre a Criação da Paróquia

Dom Ricardo Weberberger criou a Paróquia Santa Luzia através do Decreto nº 18/2009, datado de 21 de maio de 2009. A instalação da Paróquia aconteceu em Celebração Eucarística presidida por D. Ricardo em 24 de maio de 2009, às 17h30, na frente da Igreja Santa Luzia. Durante a homilia, o Bispo falou sobre a importância daquele momento: a criação de uma nova Paróquia na cidade de Barreiras, preparada com o empenho do Pe. Donaldo Hornsey, das Irmãs da Caridade de Ottawa e de muitos leigos e leigas. D. Ricardo falou também sobre a importância da Santa Missa, principalmente aos domingos, e pediu que o povo reconhecesse o grande valor de ter uma Paróquia perto e colaborasse pastoral e financeiramente para mantê-la.

Como primeiro Administrador Paroquial, Dom Ricardo nomeou o Pe. Antônio de Jesus Santos, que desde maio de 2008 estava trabalhando como Vigário da Paróquia São José (Vila Brasil), da qual estava sendo desmembrada a Paróquia Santa Luzia.

as