Recordando a história do Pe. Jacy Diniz Rocha, Bispo de São Luiz Cáceres – MT e seu ministério na Diocese de Barreiras

Pe.-Jacy-Diniz-Rocha

JACY DINIZ ROCHA, filho de José Neto da Rocha e Eunice Silva Diniz Rocha, nasceu em 29 de agosto de 1958, em São João Evangelista – MG e foi batizado no dia 12 de abril de 1959.

Em agosto de 1981, estudante do 1º Ano de Teologia da Arquidiocese de Brasília, depois de um retiro espiritual, transfere para a Diocese de Barreiras, “tocado pela realidade eclesial”. Dom Newton, então Arcebispo de Brasília e Dom Ricardo se comunicam e a Diocese de Barreiras assume as responsabilidades de seus estudos.

No final de 1981, vem para Barreiras e se matricula na Escola Superior de Teologia da Diocese de Barra na Bahia, uma experiência para os jovens seminaristas da região, criada pelos bispos do Sub-Regional. Em 15 de dezembro de 1982 conclui os estudos em Barra.

Concluída a experiência em Barra, em janeiro de 1983, foi enviado para Belo Horizonte para concluir os estudos teológicos. Em Belo Horizonte, reside na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Santa Inês – Belo Horizonte e matricula-se em Teologia no 5º Período da Universidade Católica de Minas Gerais.

Em 31 de março de 1983, foi admitido como “Candidato ao diaconato e presbiterato” em Barreiras, durante a Missa Crismal. Em 08 de junho de 1983, o Leitorado na Capela da Casa de Retiro São Bento. Em 27 de julho de 1983, o Acolitado na Catedral de São João Batista – Barreiras.

No final do primeiro semestre de 1984, conclui a Teologia pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais.

Em 10 de dezembro de 1983 – É ordenado diácono na Catedral de São João Batista.

Em 26 de maio de 1984 em Nelson de Sena, MG, é ordenado presbítero, Dom Ricardo Weberberger, OSB.

FUNÇÕES EXERCIDAS:

Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Formosa do Rio Preto em 26 de maio de 1984.

Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tabocas do Brejo Velho em 1º de julho de 1984

Em 1º de dezembro de1985 – Provisão de Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião em Barreiras. Acumula a função de responsável pela formação dos jovens vocacionados para o Seminário Maior, uma experiência de Propedêutico.

Em 1º de Janeiro de 1995 – Provisão de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – na cidade de Barreiras. A Casa Paroquial da nova paróquia é adaptada para continuar a experiência com os jovens seminaristas do Propedêutico.

Em 22 de julho de 1996 – Nomeação de Administrador Paroquial da Paróquia de Formosa do Rio Preto.

De 05 de julho de 1999 até 24 de abril de 2000 – Faz uma “Experiência Pastoral” em Campinas – SP na Fazenda de Recuperação de Dependentes Químicos com o Padre Haroldo Hahm.

Retornando para Diocese de Barreiras, assume em 10 de junho de 2000 a Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Desidério, na condição de Pároco, onde permanece até de 07 de julho de 2003, quando se afasta para tratamento de saúde.

Dom Ricardo, 1º Bispo de Barreiras, esperava ansioso que retornasse para Barreiras depois do tratamento. Padre Jacy, por sua vez, reconhecia as necessidades da diocese de sua primeira incardinação, mas o tratamento médico e a proximidade dos familiares exigiram que permanecesse em seu estado de origem.

Em 21 de dezembro de 2005 foi excardinado e em 23 de Janeiro de 2006, incardinado na Diocese de Guanhães.

Foi o primeiro padre diocesano a ser ordenado na Diocese de Barreiras, criada em 1979. Assumiu as funções de Vigário Paroquial, Administrador Paroquial e Pároco de duas paróquias. Foi responsável pelo Propedêutico e pelos jovens seminaristas. Foi Coordenador Diocesano de Pastoral. Ajudou muito na organização da Diocese de Barreiras. É obra sua o plano de manutenção econômica dos padres e das religiosas da Diocese de Barreiras e foi muito envolvido com as pastorais sociais. Criou uma obra que até hoje existe: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente e a Obra Social Cata-Ventos.

A Diocese de Barreiras exulta de alegria com a sua nomeação para Bispo de São Luiz de Cáceres – Mato Grosso e reza para que tenha um frutuoso ministério.

Dom Josafá M. da Silva

Bispo Diocesano de Barreiras