Dom Josafá visita os seminaristas da Diocese de Barreiras no Seminário em Goiânia

Todos os anos Dom Josafá viaja a Goiânia para visitar os seminaristas da Diocese de Barreiras que estudam no Seminário São João Maria Vianney, e também para participar da reunião da diretoria do seminário.

Atualmente a Diocese de Barreiras tem 8 seminaristas no Seminário São João Maria Vianney que estão no período da filosofia.

A vocação é um chamado de Deus, mas também é uma resposta do homem a Deus. Assim como Jesus chamou os discípulos para o seguir, Ele chama a cada um de nós, e encontrar a vocação é a melhor maneira de corresponder a esse grande amor de Deus por nós. Dessa forma, o seminário é um lugar onde possibilita ao jovem fazer uma experiência de Deus sendo preparado para discernir a vocação sacerdotal na sua vida, perpassando pelas dimensões, espiritual, comunitária, pastoral, intelectual e humana afetiva.

Afirma o Papa São João Paulo II na Mensagem para o XXXVIII Dia Mundial de Oração pelas Vocações: “Vocação é a palavra que introduz na compreensão dos dinamismos da revelação de Deus, e assim desvela ao homem a verdade sobre a sua existência. No documento conciliar Gaudium et spes lemos que “A razão mais elevada da dignidade do homem consiste na sua vocação para a comunhão com Deus. Desde o seu nascimento, o homem é convidado ao diálogo com Deus: de fato, ele não existe senão porque, criado por Deus, por amor, é por Ele conservado, sempre por amor, nem vive plenamente e conforme a verdade, se não o reconhece livremente e não se entrega ao seu Criador” (n. 19). É nesse diálogo de amor com Deus que se alicerça a possibilidade que cada pessoa tem de crescer segundo linhas e características próprias, que lhe foram dadas, e capazes de “dar sentido” à história e às relações fundamentais de seu existir quotidiano, enquanto está a caminho da plenitude da vida”.

Segundo o Papa Francisco, “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

Se você sente o chamado para a vida Sacerdotal, não tenha medo, procure um padre, uma irmã ou  um coordenador de pastoral da sua paróquia ou comunidade, e fale do seu desejo de conhecer mais sobre a vida consagrada.

Entre em contato com a Pastoral Vocacional da Diocese de Barreiras
Coordenador: