Paróquia São José em Barreiras celebrou 30 anos de sua criação

Ontem, dia 17 de dezembro, a Paróquia São José no bairro Vila Brasil em Barreiras celebrou 30 anos de sua criação. A celebração foi presidida pelo Pe. Rárison Guedes, pároco da igreja São José e contou com a participação de muitos fiéis da paróquia e das comunidades que a compõe. Após a missa todo o povo de Deus se confraternizarão para celebrar essa importante data.

Conheça um pouco da história da Paróquia São José

Em 17 de dezembro de 1989 foi criada a Quase Paróquia e em 19 de março de 2003, tornou-se Paróquia São José.

Logo após a invasão do local, hoje, denominado Vila Brasil, Irmã Helena, Joaquim Neto e os moradores da comunidade, escolheram São José, o Pai de Jesus, como Padroeiro.Sua imagem era guardada nas residências dos fiéis e as missas eram celebradas por Pe. Armindo, pároco da Paróquia São João Batista e, na época, o responsável por todos os bairros pertencentes à Catedral Diocesana, inclusive a nova Vila chamada Brasil. As celebrações aconteciam na sombra de um pé de juá, onde fica, atualmente, a Escola Municipal Juarez de Souza.
A comunidade cristã local foi se formando e edificaram uma Escolinha em honra a São José, por volta do ano de 1974. Essa Escolinha tinha uma pequena torre e um salão e, as celebrações comunitárias que antes eram realizadas nas casas e debaixo da citada árvore, passaram a ser realizadas nesse novo espaço comunitário.
Em 1982, começam a preparar a primeira turma de crianças para receberem a Eucaristia, bem como, as primeiras novenas de natal em família e os círculos bíblicos nas casas coordenados pela Irmã Sabina Aloísia Moser.
Depois da reforma da Escolinha São José em 1986, iniciou-se a construção da Igreja São José, empreendida pelo Pe. Carlos Amatschek, OSB, que, aos domingos e às quintas-feiras, vinha celebrar a Santa Missa com os fiéis, que antes celebravam somente uma vez por mês na quinta-feira. Nesse período, a comunidade tinha seus primeiros grupos formados: liturgia, coroinhas, jovens e crisma. A primeira visita pastoral do Bispo da Diocese Dom Ricardo Weberberger, na Vila Brasil, aconteceu na primeira semana de julho de 1987, onde passou quinze dias visitando casas e escolas com muita alegria.

Primeiramente, Dom Ricardo Weberberger criou na Vila Brasil a Quase Paróquia São José, em 17 de dezembro de 1989, 3º Domingo do Advento. Somente em 19 de março de 2003, veio a confirmação de São José como Paróquia.
Irmã Helena foi uma das pioneiras a trabalhar e edificar a Paróquia. O primeiro administrador paroquial foi o Pe. João Quinn Wanaurny, Missionário Columbano, nomeado juntamente com a criação da Quase-Paróquia. Na época de sua fundação, Vila Brasil pertencia à Paróquia São João Batista.

Livro: Diocese de Barreiras e suas Paróquias