Veja como foi a Missa dos Santos Óleos realizada neste sábado (13/04) pela Diocese de Barreiras

Missa dos Santos Óleos 2019

Publicado por Diocese de Barreiras-BA em Sábado, 13 de abril de 2019

Foi celebrada na manhã deste sábado (13/04) a Missa do Santos Óleos da Diocese de Barreiras. A celebração foi realizada na Catedral São João Batista em Barreiras e presidida pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva. Esta foi a 39ª Missa dos Santos Óleos que se celebra em Barreiras.

39ª Missa dos Santos Óleos em Barreiras

Esta é a 39ª Missa dos Santos Óleos que se celebra em Barreiras e graças a Deus sempre presidida pelo Bispo Diocesano. Dom Ricardo morreu em 17 de agosto de 2010 e Dom Josafá assumiu a Diocese de Barreiras na condição de 2º Bispo Diocesano no 26 de fevereiro de 2011, uma vacância muito rápida. Se não tivesse acontecido a posse de Dom Josafá, poderia ser convidado para presidir a Missa Crismal um bispo da Província Eclesiástico ou outro bispo católico.  Significa que Deus tem sido muito bondoso para com a Igreja Particular de Barreiras.

Dom Ricardo presidiu 30 vezes a Missa dos Santos Óleos. A primeira 03 de abril de 1980 e a última, 27 de março de 2010. Dom Josafá está chegando à nona versão desta cerimônia.

Sobre a primeira missa crismal. Assim está escrito no Livro Tombo:

“Foi celebrada com solenidade a benção dos Santos Óleos, pela primeira vez na Catedral de São João Batista. A comunidade reunida participou com alegria de todos os atos litúrgicos. Dom Ricardo, em sua pregação lembrou o dia do Sacerdote. Falou da missão do Bispo e de os seus colaboradores diretos e também manifestou, diante de seu povo, o reconhecimento pela dedicação, zelo e disponibilidade de todos os padres de sua Diocese”.

Foi a partir da semana de 1997, que ao invés da Quinta-Feira, a missa da bênção dos óleos e da consagração do Santo Crisma passou a ser celebrada no sábado anterior ao Domingo de Ramos, uma adaptação pastoral da Liturgia Romana:

“Se, neste dia, for difícil reunir o clero e o povo com o Bispo, pode esta bênção ser antecipada para outro dia, contanto que seja nas proximidades da Páscoa, celebrando-se sempre a Missa própria” (Cerimonial dos Bispos, n. 275, p. 93).

“Pelo seu significado e importância pastoral na vida da diocese, a Missa Crismal deve ser celebrada na Igreja Catedral, ou por motivos pastorais, noutra Igreja” (Cerimonial dos Bispos, n. 276, p. 94)

As missas dos Santos Óleos tiveram lugar, normalmente, na Catedral de São João Batista. Mas no decorrer dos anos por motivo pastoral, foram celebradas na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Sebastião – Barreirinhas, São Francisco – Vila Amorim e Igreja de São Bento – Memorial Dom Ricardo.

Na Missa dos Santos Óleos serão benzidos os óleos do Batismo, Enfermo e do Crisma, que serão utilizados no batismo das crianças, adolescentes, jovens e adultos; o óleo dos enfermos na unção para os Doentes em perigo de morte ou nos casos previstos pelo rito; o do crisma no Sacramento da Confirmação que será administrado pelo Bispo ou por quem for delegado por ele, na consagração das Igrejas (está prevista a consagração da Igreja de São Francisco – Jardim Paraíso) e na ordenação de bispos se por acaso, alguém do clero de Barreiras for ordenado. No decorrer dos 40 anos, a Barreiras teve duas ordenações episcopais.

“Em quatro sacramentos, o óleo é sinal da bondade de Deus que nos toca: no Batismo; na Confirmação, como sacramento do Espírito Santo; nos vários graus da Ordem; e, finalmente, na Unção dos Enfermos, na qual o óleo nos é oferecido como medicamento de Deus que revigora e consola, mas ao mesmo tempo aponta para além da enfermidade, anunciando a cura definitiva da ressurreição (cf. Tg 5,14). Assim o óleo que benzemos hoje acompanha a vida do cristão do catecumenato e do Batismo até o momento em que se para o encontro com Deus Juiz e Salvador” (Bento XVI, Homilia da Missa dos Santos Óleos, 1º de abril de 2010).

DOM JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
Bispo Diocesano de Barreiras

Você sabe o que é a Missa dos Santos Óleos?

Todos os anos na Quinta-feira Santa, as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma. Mas, você sabe qual o simbolismo desse momento para a Igreja?

Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma, daí, a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja. O bispo, se necessário, pode antecipar a celebração. Em algumas dioceses, ela é celebrada na Terça-feira Santa.

(Mais fotos acesse nossa página no facebook Diocese de Barreiras)