Visita Pastoral a Paróquia de São João Batista em Wanderley

Dando continuidade as visitas pastorais ao Vicariato II, a nossa Diocese de Barreiras vivenciará mais uma vez um período de visitas pastorais. Dom Josafá Menezes da Silva irá visitar a partir do dia 15 até o dia 19 de julho a Paróquia São João Batista em Wanderley. É a segunda visita deste ano de 2019.

Das cidades que compõe o Vicariato II, Dom Josafá já visitou Angical, Cristópolis e Baianópolis. Este ano ele visitará ainda as cidades de Tabocas e Brejolândia, fechando assim as visitas pastorais do Vicariato II.

Estas visitas acontecem, ordinariamente, em todas as dioceses e são prescritas pelo Código de Direito Canônico, segundo o cânon. 396: “O Bispo está obrigado a visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a diocese por si ou, se estiver legitimamente impedido, pelo Bispo coadjutor, ou pelo auxiliar, ou pelo Vigário geral ou episcopal, ou por um outro presbítero”.

O que é a Visita Pastoral?

O Diretório para o ministério pastoral dos bispos Apostolorum Sucessores, nos parágrafos 220 a 224 descreve, em termos gerais, o que é a visita pastoral e como ela deve proceder nas Igrejas Particulares: “A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Trata-se, portanto, de uma ação pastoral do Bispo, concretizando seu ministério apostólico de ser fundamento da comunhão visível da Igreja Particular, assegurando e confirmando na fé o povo a ele confiado.

O Diretório apresenta ainda como deve ser realizada a visita pastoral: “Na visita às paróquias, o Bispo procurará realizar, de acordo com as possibilidades de tempo e de lugar, os seguintes atos: a) celebrar a Missa e pregar a Palavra de Deus; b) administrar solenemente o sacramento da Confirmação, se possível durante a Missa; c) encontrar-se com o pároco e os outros clérigos que colaboram na paróquia; d) reunir-se com o Conselho Pastoral ou, se este não existir, com os fiéis (clérigos, religiosos, membros das Sociedades de Vida Apostólica e leigos) que colaboram nos diversos apostolados, e com as associações de fiéis; e) encontrar-se com o Conselho para os assuntos econômicos; f) ter um encontro com as crianças, os adolescentes e os jovens que percorrem o itinerário catequético; g) visitar as escolas e as outras obras e instituições católicas dependentes da paróquia; h) visitar, dentro do possível, alguns doentes da paróquia”.

Fonte: Diretório Apostolorum Sucessores e o Código de Direito Canônico

 

Programação da Visita Pastoral em Wanderley

15/07/2019 – segunda-feira

– Visita à câmara de vereadores às 19:30

16/07/2019 – terça-feira

– Missa ao Povoado Goiabeira às 10h00, Comunidade Divino Espirito Santo (almoço).

– Visita ao Povoado Quixabeira às 15h00, Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Aparecida. (convidados Terço dos Homens da comunidade)

– Participação do Bispo no Grupo da Renovação Carismática às 19:30

17/07/2019 – quarta-feira

Visita:

– Ao Hospital e ao PSF Rita (manhã)

– À Escola Municipal Mariana e Colégio Estadual Antônio Inácio (tarde)

– Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro às 19h30 na Matriz

18/07/2019 – quinta-feira

Visita:

– Ao Povoado Lagoa do Américo às 08h30 (Comunidade Nossa Senhora de Fátima)

– Povoado Curral Falso às 10h00 (Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida)

– Missa ao Povoado Poço Preto às 11h30, Comunidade Nossa Senhora da Imaculada

Conceição, (almoço)

– Povoado Espírito Santo às 13h30 (Comunidade Divino Espirito Santo)

– Povoado Olhos D’água às 14h30 (Comunidade São José)

– Missa ao Povoado Poço do Covi (Comunidade Imaculado Coração de Maria), com as comunidades: Lagoa da Onça (Comunidade Divino Pai Eterno) e Riacho Grande (Comunidade Nossa Senhora das Graças) às 16h00

– Reunião com o Concelho Comunitário Paroquial às 19h30

 19/07/2019 – sexta-feira

Visita:

– Ao Povoado Tamboril às 09h00 (Comunidade

– Povoado Vereda às 10h30, Comunidade Santo Antônio (almoço)

– Povoado Lagoa do Tió às 14h00 (Comunidade Santo Antônio)

– Povoado Novo Calembe às 16h00 (Comunidade São Pedro)

– Povoado Lagoa do Oscar às 17h00 (Comunidade Nossa Senhora da Imaculada

Conceição)

– Participação do Bispo no Grupo Terço dos Homens da Matriz às 19h30

20/07/2019 – sábado

– Participação do Bispo ao Encontro das Comunidades Rurais às 09h00

Voltar