Cronologia

Até 1854 a região da Diocese de Barreiras pertencia a Diocese de Olinda em Pernambuco; a partir daí fez parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 1913 foi criada a Diocese de Barra do Rio Grande para toda a região do São Francisco e do Oeste Baiano.

Em 21 de maio de 1979 o Papa João Paulo II criou a nova Diocese de Barreiras e nomeou como primeiro Bispo Diocesano Dom Ricardo Weberberger.

A partir desta data, foram criadas várias paróquias na cidade de Barreiras e nos outros municípios, onde aos poucos foi se organizando também a Pastoral Diocesana. Hoje a Diocese conta com 20 Paróquias instaladas em 15 municípios.

A criação da Diocese coincidiu com vários fatores que modificaram profundamente esta região: os projetos governamentais de irrigação (Codevasf), a transferência do Batalhão do Exército com os funcionários civis, vindos do Ceará, para a construção de estradas federais da região (a partir de 1972) e a nova fronteira agrícola, que começou com a vinda dos sulistas (a partir de 1982), que implantaram a agricultura empresarial.

Em todos estes momentos a Igreja esteve presente ajudando o povo a se organizar, a se defender e assumindo esta nova realidade histórica.

Em agosto de 2008, Dom Ricardo declarou o Ano Jubilar dos 30 anos da Diocese e encerrou em 30 de agosto de 2009, com a Assembleia do Povo de Deus e uma solene Missa no Parque de Exposição em comemoração aos 30 anos de caminhada da Diocese e de seu episcopado.

Em 17 de agosto de 2010, Dom Ricardo Weberberger encerrou sua missão na Diocese com a volta à Casa do Pai e deixou-nos um grande legado (vide memória de Dom Ricardo) que irá permanecer para sempre nos corações de todos que o conheceram.

Dia 26 de fevereiro de 2011 Dom Josafá Menezes da Silva, tomou posse na Catedral São João Batista – Barreiras-BA como o 2º Bispo da Diocese. Ele recebeu das mãos Dom Geraldo Magela Arcebispo da Arquidiocese de Salvador o cajado que Dom Ricardo recebeu no dia de sua posse.