60 anos da Cáritas e Ecumenismo foram temas tratados no 7º dia da 54° AG da CNBB

2016-04-12-Missa 54°AG CNBB

O 7º Dia da 54ª começou, como de costume, com a celebração eucarística presidida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, e os outros bispos do Ceará. Na ocasião, a CNBB comemorava os 60 anos da Caritas.

Depois da missa, veio a Reservada dos Bispos no subsolo do Santuário de Aparecida. Entre os temas da reunião, esteve a apresentação do Secretário-Geral do CELAM da organização e as propostas de evangelização para a América Latina e Caribe. É órgão de comunhão para todas as conferencias episcopais da região.

No Centro de Eventos, foi lida a versão atualizada da Declaração sobre o momento atual. Vários bispos fizeram emendas para melhor o texto.

Em seguida, Dom Joaquim Mol novamente apresentou da Coleção “Pensando o Brasil”. Dom Mol o objetivo das publicações: “pensar o Brasil”. De novo, os bispos intervieram.

Dom Ervin Krautler, Bispo Emérito do Xingú, falou das publicações e das iniciativas que brotaram na Igreja e nas instituições depois da “Laudato si”.

Terminada a sessão da manhã.

54°AG CNBB

A tarde começou com apresentação do Relatório da Cáritas nos seus 60 anos. Dom João José Costa, Arcebispo de Aracaju, coordenou a manifestação. Foram falas, vídeos, testemunhos e felicitações dos bispos pelos 60 anos da Cáritas.

A sessão prosseguiu com a apresentação do Relatório Econômico da CNBB. Responsável: Mons. Nereudo.

Depois do intervalo, a temática do ecumenismo assumiu a agenda da tarde. “Do conflito à comunhão – 500 anos da Reforma Protestante” – Pastor Nestor Friedrich – IECLB. A relação da igreja luterana e da igreja católica. Buscar a unidade, encontrar a força que brota do evangelho de Jesus Cristo para nosso tempo, testemunhar juntos a graça de Deus no Cristo crucificado, que acolhe, abraça. Foram alguns dos temas explicados.

Os trabalhos do dia terminaram com a Celebração Ecumênica, presidida por Dom Francisco Biasin. Convidados vários pastores, reverendos e bispos de outras denominações cristãs.