A Diocese de Barreiras celebra a ordenação Presbiteral do Pe. Onildo Novais

2016-04-16 - Ordenação

Neste sábado, 16 de abril, na Igreja São João Batista da cidade de Wanderley-Ba, foi realizada a Solene Celebração Eucarística, na qual, pela Oração Consecratória e imposição das mãos de Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano de Barreiras, o Diácono Onildo Novais foi ordenado Presbítero para o serviço da igreja.

O Rito de Ordenação Presbiteral foi realizado logo após a Liturgia da Palavra. O Diácono Onildo colocou-se diante do Bispo para ser interrogado. Dando sequência, o Bispo Dom Josafá prosseguiu com a homilia falando sobre a trajetória do diácono Onildo, as leituras e o evangelho. Brevemente falou ao povo de DEUS sobre este momento forte na vida da comunidade; bem como sobre o sacramento da Ordem sacerdotal. E, dirigiu-se ao ordenado, aconselhando e animando-o acerca deste ministério para o qual será ordenado.

2016-04-16- OrdenaçãoApós a homilia, o diácono Onildo foi interrogado pelo bispo aceitando publicamente seu propósito prometendo respeito e obediência ao Bispo Diocesano. Em seguida, cantou-se a ladainha de todos os santos e o Bispo e todos os presbíteros presentes fizeram a imposição das mãos sobre o Diácono. Após a oração consagratória, o Padre Onildo foi revestido com a estola sacerdotal e a casula. De joelhos, as palmas de suas mãos foram ungidas pelo Bispo com o Óleo do Santo Crisma e amarradas; logo após sendo desamarradas pelos seus pais. Em seguida, o Bispo entregou ao ordenado a patena com o pão e o cálice dizendo: “Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”.

Por fim, o Padre Onildo foi acolhido pelo Bispo e pelos presbíteros com um abraço.

Deu-se continuidade a liturgia eucarística, onde o Padre Onildo exerceu, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o Bispo e os outros membros do presbitério.

No final da missa, o Padre Verneson leu a ata da cerimonia de ordenação e o Padre Onildo agradeceu a todos os que colaboraram e acompanharam a sua formação e a todos que estavam ali presentes.

Após a missa teve uma pequena recepção no salão da Igreja São João, em comemoração à ordenação.

No dia 17 de abril, o Padre Onildo celebrou a sua primeira missa na Igreja São João Batista, da cidade de Wanderley-Ba.