COM A MISSA DA RESSURREIÇÃO NO DOMINGO DE PÁSCOA SEMANA SANTA É ENCERRADA

Paróquias de toda a Diocese tiveram uma programação especial para a Semana Santa, que aconteceu entre os dias 25 de março e 1º de abril. A Semana Santa teve inicio com a celebração do Domingo de Ramos (25), na qual é celebrada a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Na quarta-feira Santa (28), algumas paróquias realizaram a Procissão do Encontro na qual os homens saem em procissão com uma imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores, se encontrando em um local.

Paróquia Senhora Sant’Ana – Angical
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Desidério

A Quinta-Feira Santa (29), é o dia em que se inicia o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa e também o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Neste dia as paróquias realizaram pequenas encenações da Santa Ceia, os celebrantes realizaram o Lava-Pés e ao final da celebração teve Adoração ao Santíssimo. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fez a renovação e a instituição de novos Ministros da Eucaristia.

Parque Santo Cristo – Barreiras
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tabocas

Na Sexta-Feira Santa (30), ou “Sexta-feira Maior” como era chamada pelos mais velhos, é o dia em que celebramos a Paixão e Morte de Jesus no qual o silêncio, o jejum e a oração são elementos marcantes.  Neste dia, às 05h30 da manhã, teve início a Via Sacra para o Parque Santo Cristo. Os fiéis saíram em procissão da Catedral São João Batista em direção ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, logo após seguiram em procissão até o Parque Santo Cristo. No período da tarde, as paróquias realizaram a celebração da Paixão de Cristo com a procissão do Senhor Morto.

Jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barreiras
Jovens da Paróquia Senhora Sant’Ana – Angical (Comunidade de Missão)
Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Desidério

Na quinta e sexta-feira Santa, os jovens de algumas paróquias também realizaram a encenação da Paixão de Cristo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – LEM
Paróquia Santa Luzia – Barreiras

O Sábado Santo (31) no qual se realiza a celebração da Vigília Pascal é composto por quatro partes fundamentais sendo elas a Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Nesse dia, as paróquias realizaram batismos de crianças e adultos.

Catedral São João Batista – Barreiras

E no Domingo de Páscoa (01), os fiéis celebraram a ressurreição, após a morte e crucificação, de Jesus Cristo. Na Catedral São João Batista em Barreiras também foi realizado o envio da Bandeira do Divino.

Todas as paróquias da diocese fizeram suas celebrações da Semana Santa, onde puderam vivenciar e sentir através das penitências, orações, celebrações e encenações o grande e verdadeiro amor que Jesus Cristo sente por todos, pois ELE serviu as pessoas e buscou atender suas necessidades deixando assim seu legado de compaixão e misericórdia.

Confira mais fotos: https://www.facebook.com/pg/diocese.debarreiras/photos/?tab=album&album_id=2032678086947562