Padre Jacques morre após ataque a igreja na França

Um padre, duas religiosas e dois fiéis foram feitos reféns durante a celebração da missa entre as 9h00 e 9h30 numa igreja de Saint-Etienne-du Rouvray, vizinho ao Rouen, na França. Eram dois homens armados de facas, talvez com problemas mentais, entraram pela porta de entrada, prenderam as pessoas, decapitaram o padre e os outros reféns foram gravemente feridos. Os dois foram mortos pela polícia.

1_padre_franca_afp-1614055

Trata-se do Padre Jacques. Nascido em 1930 em Darnétal, povoado próximo a Saint-Etienne du Rouvray. Foi ordenado padre em 1958. Ajudava o pároco, Auguste Moanda Phauati, celebrando algumas missas. “Era um padre corajoso. Os padres têm direito aos 75 anos de se recolher das funções administrativas e pastorais, mas ele preferiu continua trabalhando, uma vez que são poucos os padres” (L’arcivescovo di Rouen, Dominique Lebrun).

“Era uma pessoa que doou aos outros a sua vida inteira”. “A nossa mesquita foi edificada sobre um lote de terreno que foi doado pela paróquia que foi assaltada. Nós fazíamos parte há 18 meses do comitê interconfessional que discutia a questão da convivência e religião. Incrível que estão atacando civis e agora símbolos religiosos, invocando a nossa religião. Não é possível continua assim e ainda ultrapassar outros limites” (Mohammed Karabila, Iman de Saint Etienne).

mundo-terrorismo-franca-20160726-0011

O Santo Padre enviou uma mensagem de pesar ao Arcebispo de Rouen, França, Dom Dominique Lebrun, por esse atentado. Na mensagem, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o Papa assegura sua proximidade espiritual e se une em oração ao sofrimento das famílias e à dor da paróquia e da Arquidiocese de Rouen.

dfrtg

O Pontífice pede a Deus, Pai de misericórdia, para que acolha Pe. Jacques Hamel na paz de sua luz e conforte as pessoas atingidas. O Papa está perplexo com este ato violento e pede a Deus a paz para o mundo.

Francisco pede ao Senhor para que inspire pensamentos de reconciliação e fraternidade neste novo evento e derrame sobre cada pessoa suas bênçãos copiosas.