Convite! Convidamos você e sua digníssima família para a Missa em Ação de Graças pelo Ministério de Dom Josafá Menezes e para o lançamento do Livro “Catedral de Barreiras: Contextos e significados”

Leia o prefácio do Livro Catedral de Barreiras: Contextos e significados 

 

PREFÁCIO

 

No “apagar das luzes” do meu ministério em Barreiras, na condição de Bispo Diocesano, lembrando de tantas tarefas iniciadas e não concluídas, ressurgiu do coração à mente o projeto de publicar o livro comemorativo dos 90 anos da Igreja de São João Batista – Catedral de Barreiras. É um empenho último, como que uma homenagem desejada à minha primeira sede episcopal, da qual recebi carinho e ensinamentos e à qual doei com generosidade o melhor de mim e, sobretudo, daquilo que recebi de Nosso Senhor. É o empenho de quem desejou em tudo honrar a identidade do povo deste lugar, oferecendo um “espelho” pelo qual cada um, cada uma, pudesse ver a beleza daquilo que tem e é, ao mesmo tempo em que todos os cantos pudessem saber da pérola que é a fé e a vida do Extremo Oeste baiano.

No ano de 2015, a Igreja de São João Batista celebrou os seus 90 anos e nós executamos uma programação muito rica para festejar o templo religioso mais significativo da Diocese de Barreiras. “Aumentando o nosso conhecimento de sua história para fazer crescer o nosso amor por ela”, dizíamos naquela ocasião. Então, mãos à obra: celebramos as Vésperas Solenes no dia 24 de cada mês; realizamos um Festival Artístico Cultural com apresentação de poesias e músicas em homenagem à Igreja “Matriz de Barreiras; fizemos uma Exposição no Palácio das Artes, com os objetos, documentos e memórias da construção e da vida da Igreja de São João Batista; celebramos o Novenário da festa de São João com animadas quermesses e como moldura para o lançamento do livro, “Padre Vieira: missionário, construtor e educador em Barreiras”; fizemos acontecer o Seminário Cultural sobre os 90 Anos da Igreja de São João Batista – Catedral da Diocese de Barreiras.

Como tínhamos publicado em 2015, o livro “Padre Vieira: missionário, construtor e educador em Barreiras” e, como em 2014, iniciamos a pesquisa que somente em 2017 resultou na publicação do Livro a “Diocese de Barreiras e suas paróquias: história, evangelização e organização”, o projeto da publicação comemorativa dos 90 anos da Igreja de São João Batista ser concluído de imediato. Durante a realização do seminário, recolhemos por escrito as falas dos conferencistas, submetemos às devidas revisões, e como os festejos da Igreja São João Batista se estenderam por todo o ano de 2015, estudamos o que aproveitar das comemorações na publicação.

Na verdade, estava em nossos planos fazer uma edição comemorativa mais extensa, incluindo as poesias e músicas que foram apresentadas no adro da Igreja de São João Batista, durante o Festival Artístico-Cultural; as fotografias da Exposição “O povo e sua Igreja” realizada no Palácio das Artes, no centro de Barreiras, e todas as intervenções durante o seminário cultural. Mas não conseguimos recolher todo o material.

Animados também pelo fato que a Igreja de São João Batista se prepara para celebrar o seu centenário em 2025, resolvemos, quase às pressas, fechar a edição sob o título de “Catedral de Barreiras: contextos e significados”. Dessa forma, aproveitamos sobretudo as conferências proferidas durante o Seminário Cultural comemorativo dos 90 anos da Igreja de São João Batista – Catedral da Diocese de Barreiras, realizado na manhã e na tarde do 05 de junho de 2015, no Salão Paroquial Dom Ricardo Weberberger, em preparação ao lançamento do livro “Padre Vieira: missionário, construtor e educador em Barreiras”, que aconteceu na noite do mesmo dia na Igreja Catedral de São João Batista.

O livro reúne também outros escritos oriundos do conjunto da rica programação da paróquia São João Batista e da Diocese de Barreiras naquele 2015, ano riquíssimo de atos comemorativos, cujo objetivo era celebrar a bênção e inauguração da Igreja de São João Batista, um dos monumentos mais importantes do povo de Barreiras e da região oeste da Bahia.

Então, vejamos como compreender o conteúdo desta publicação:

“Catedral de Barreiras” é a Igreja de São João Batista, construída entre 1920 e 1925, sob a coordenação do sacerdote português, Padre Luiz Manuel Vieira, para ser matriz da cidade de Barreiras, e que a partir da Bula IN HAC SUPREMA, de 21 de maio de 1979, de autoria de São João Paulo II, foi elevada à dignidade de Catedral diocesana.

“Contextos” – As comemorações dos 90 anos da Igreja de São João foram uma ocasião para estudar a história do templo e o contexto religioso, artístico e cultural que está na base de sua construção. Por isso, reproduzimos neste livro as conferências do Prof. Dr. Cândido da Costa e Silva, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em História Social, sob o título de “A expansão da Igreja na Bahia no início do novo século”; do Prof. Flávio Dantas Martins, Mestre em História e Professor do Departamento de Humanidades da UFOB, intitulada “Cultura e Religião no sertão do Oeste Baiano”; bem como a do Prof. Padre Cristiano Mayr, que tem por título “Devoção e arte na Igreja de São João Batista – Catedral de Barreiras”.

Devendo aprofundar o conhecimento do contexto histórico, resolvemos ir além do Seminário Cultural, por isso incluímos nesta publicação uma conferência do Padre Heitor de Araújo sobre a história da Diocese da Barra entre 1900-1925, a qual foi proferida por ocasião do Segundo Congresso de História da Bahia realizado em 1952.

“Significados” – Como templo religioso, a Igreja de São João Batista, encerra um significado religioso particular: durante muitos anos, foi a única matriz da cidade de Barreiras e a partir de 1979, passou a ser Catedral da Diocese de Barreiras, mãe de todas as igrejas paroquiais dessa Igreja Particular. Escrevemos sobre isso Carta Pastoral de anúncio da programação dos 90 anos da Igreja de São João Batista (lançada no dia 28 de março de 2015): “Igreja do Bispo, a Catedral é Mae de todos as comunidades paroquiais. É o sinal visível de comunhão e de unidade, centro de convergência da Igreja Diocesana para evangelização e toda a ação pastoral, inclusive a promoção social dos mais necessitados”. Resolvemos também incluir a referida Carta Pastoral na presente publicação.

Naquele mesmo ano de 2015, referindo-me à Igreja de São João Batista assim me expressei sobre o seu significado sócio-histórico: “Essa Igreja é uma obra arquitetônica do início do século, é um edifício histórico quase centenário, é uma obra de arte, possui imagens antigas, alfaias, altares, fotografias e elementos que testemunham o passado e o presente. É memória do transporte fluvial movimentado na época de sua construção, testemunho de uma cidade que não ultrapassava o cemitério São João Batista, representa o orgulho de Barreiras depois de sua emancipação política, sua condição atual de cidade-polo do Oeste da Bahia, centro comercial da agricultura de grande porte, que apesar das dificuldades deste ano, aumentou sua produtividade. A Igreja de São João Batista é tudo isso para o povo de Barreiras e da região”.

Mas claro está que essas prerrogativas não esgotam o seu segredo. “Ela é uma casa viva, uma privilegiada habitação divina. Cristo permanece nela para poder conviver com os seus amigos. ‘Onde dois ou três estiverem reunidos no meu nome, ali eu estarei’. “É o Palácio de Cristo Rei; é Sala de Aula do Cristo Mestre. É o Templo de Cristo Sacerdote […]. Aqui ele está presente com a sua autoridade. Aqui ele transmite aos apóstolos – começando pelo bispo diocesano – a sua mesma missão: “Apascentem as minhas ovelhas” (cf. G. B. Montini, 26 de abril de 1959, Inauguração da Reforma da Catedral de Como, Itália).

A coisa mais importante, então, que deve-se salientar naquilo que significa esta Igreja Catedral é que a partir dela encontramos o caminho de Cristo. “Eis o Cordeiro de Deus!”, nos aponta São João Batista, em sua mensagem e em sua imagem no centro do altar (por sinal, a mais antiga da Catedral). Encontrar o caminho de Cristo é se apropriar da dádiva de sermos filhos e filhas de Deus, e da dignidade que daí deriva. Não é por acaso que o ministério de Dom Ricardo, o meu próprio, e dos aproximadamente 24 sacerdotes, que serviram como párocos, administradores ou vigários paroquiais desta igreja foi uma explícita defesa e promoção da dignidade do homem e da mulher do campo e de todas as nossas cidades. Aqui está o significado da Igreja de São João Batista, mas não só dela: ser um espaço a partir do qual reverbere o melhor que se possa imprimir no espírito e na vida dos homens e mulheres de uma sociedade, seja qual for a sua identidade.

Barreiras, 18 de novembro de 2019

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

 

Dom Josafá Menezes da Silva
Administrador Apostólico da Diocese de Barreiras e Arcebispo Eleito de Vitória da Conquista

Voltar