Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é elevado a Santuário Diocesano

No último sábado (25/09), aconteceu a Celebração da Elevação Canônica do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Barreiras. A belíssima celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Moacir Arantes, e foi concelebrada pelo clero diocesano. Esta celebração marcou os festejos de 30 anos de criação da Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro.

Com a Elevação Canônica do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Diocese de Barreiras passa a possuir dois Santuários diocesanos, um de caráter Cristológico, o Santuário do Senhor dos Aflitos, e outro de caráter Mariano, sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mais um lugar para a peregrinação dos fiéis em devoção à Virgem Mãe de Deus e, também, para a dispersão dos sacramentos. O Código de Direito canônico diz que, “pelo nome de santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”.

HISTÓRIA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

No ano de 1976, D. Edith Lopes, moradora do bairro Sandra Regina teve a ideia de rezar o terço nas casas do bairro, e logo depois de rezar a Via-Sacra também nas casas do bairro. Logo, a comunidade se entusiasmou e começaram a celebrar as Missas debaixo de um pé de Joá, e quando não havia Missa, as famílias se reuniam na casa de Dona Edith ou de Dona Francina Batista e do Sr. Mário Batista. A catequese para as crianças também acontecia debaixo do pé de Juá.

No ano de 1978, Pe Ricardo Weberberger acolheu a ideia dos moradores de construir uma Igreja. Quando ficou pronta, D. Cleonice Lopes doou uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi levada para a igreja em procissão. Desde então, passou a ter Missa todas as sextas-feiras na Igreja.

A construção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, visava suprir a necessidade diocesana de ter uma Igreja com maior capacidade que a Catedral São João Batista. Nesse intuito, em fevereiro de 1990, Dom Ricardo promulgou o decreto de criação da quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia São João Batista. No mesmo ano começou a construção. No dia 22 de setembro do ano seguinte (1991), Dom Ricardo realizou a Missa de consagração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Desde então, a comunidade se mobilizou para ser organizar melhor, criar novos grupos pastorais e investir no fortalecimento dos já existentes. O crescimento foi gradativo e hoje temos uma grande comunidade, viva, participativa e dinâmica. Além dos grupos pastorais, estão ligados à Igreja Perpétuo Socorro as comunidades Stº Antônio (Jd. Ouro Branco), Stª Catarina (Novo Horizonte) e N. Srª de Fátima (Bairro Flamengo).

O Santuário foi sempre lugar de acontecimentos importantes para a Diocese. Entres os acontecimentos destacam-se as profissões de votos, as ordenações diaconais e presbiterais. Ao longo desses anos, sempre marcou presença as Irmãs da Providênia de Gap que atuam desde a década de 80. Na década de noventa chegaram também na Paróquia as Irmãs de Stª Catarina, presente até os dias de hoje. Um destaque especial foi a presença constante de Dom Ricardo, desde a fundação. Era grande seu apreço pelo Santuário! Na atualidade, a Igreja do Perpétuo Socorro é uma das mais importantes para a Diocese de Barreiras e nesse ano de 2021 está sendo celebrado 30 anos de sua existência. Ocasião oportuna para festejar, celebrar e agradecer a Deus por tantos dons, graças e benefícios recebidos ao longo desse tempo.