Dom Josafá se despede da Diocese e Barreiras

Nesta manhã do dia 10 de dezembro, Dom Josafá se despediu da Diocese de Barreiras para assumir a partir do dia 14 de dezembro a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Numa rápida retrospectiva, lembramos que Dom Josafá chegou em nossa diocese para substituir Dom Ricardo, que nos deixou de forma tão repentina. Vindo de Salvador, onde exerceu a função de bispo auxiliar entre os anos de 2005 a 2010, em 26 de fevereiro de 2011 tomou posse na Diocese de Barreiras e, desde então, foram realizados inúmeros trabalhos: reorganização administrativa, criação de paróquias, ordenações diaconais e sacerdotais, quadriênios pastorais, escolas temáticas de formação, construções de igrejas, construção do Memorial Dom Ricardo e da Igreja São Bento, revitalização da Romaria ao Cantinho do Senhor dos Aflitos.

Rendemos graças a Deus por tudo isto, reconhecendo que o legado deixado por Dom Josafá às gerações futuras é o prolongamento da espiritualidade de comunhão, pois como afirma o livro do Eclesiástico: “Tal o governador da cidade, tais os seus habitantes”. Louvemos e agradecemos a Deus pelo seu frutuoso e abençoado pastoreio desempenhado nesses quase 9 anos a frente da Diocese de Barreiras, na qual exerceu com tão grande amor, ardor e carinho. Pedimos a Jesus Bom Pastor que o guie e o abençoe nessa nova missão em Vitória da Conquista.

Dom Josafá, receba a nossa gratidão e as nossas orações, que o senhor possa levar sempre no seu coração o chamado de Jesus, “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Mc 16,15